Hospital São Lucas de São Pedro passa a referência regional

Publicado em Por Adelle Gebara

O Hospital Beneficente São Lucas, conhecido como Santa Casa de São Pedro, passou por grandes e importantes mudanças durante a administração Helinho Zanata/Thiago Silva, iniciada em 2013.

O Hospital deixou de realizar apenas partos para tornar-se referência regional, com realização de cirurgias, recebendo pacientes de outras 11 cidades.

Além das mudanças estruturais, como a reforma e mudanças na maternidade, reestruturação dos consultórios, ambulatório, recepção, lavanderia e farmácia, ampliação e adequação do Centro Cirúrgico que passou a contar com três novas salas que vão garantir maior qualidade de serviços, possibilitando a realização de cirurgias simultâneas e de média complexidade, foram feitas mudanças na estrutura administrativa do hospital que está sob intervenção do município.

A Santa Casa de São Pedro ou Hospital São Lucas, hospital ficou sem poder realizar procedimentos cirúrgicos entre 2005 e 2010. Desde o início da administração Helinho Zanatta/Thiago Silva que teve inicio em janeiro de 2013 até o dia 28 de agosto de 2017, já foram realizados 2.642 procedimentos, entre partos e cirurgias, o que dá em média 48 procedimentos a cada mês, quase um por dia.

Nesse período, o Hospital São Lucas recebeu investimentos de recursos federais R$ 3,3 milhões, somados após processo de regularização que incluiu renegociação de dívidas trabalhistas superam R$ 22 milhões que permitiu a recuperação do certificado de filantropia. Na prática, este documento garante mais recursos, isenção de impostos, participação em convênios e repasses de verbas.

“Hospital São Lucas de São Pedro passa a referência regional” – Foto: Arquivo/Jornal

Outras importantes conquistas nesse período foram a recuperação da CND (Certidão Negativa de Débitos), documento que garante realização de convênios e participação em programas estaduais e federais que liberam recursos e a adesão ao ProSUS, programa que permite parcelamento de dívidas com a União.

Para o prefeito Helinho Zanatta e vice Thiago Silva, estas conquistas, garantem maior tranquilidade para o desenvolvimento de outros projetos para a Santa Casa.

“A população de São Pedro tem garantido um patrimônio que foi conquistado ao longo doa anos com muito esforço e empenho de várias gerações de são-pedrenses. Agora a Santa Casa vai poder, com maior tranquilidade, desenvolver outros projetos e ações, sempre em busca de um atendimento de melhor qualidade a toda população”, afirmou.

Fundada em 18 de dezembro de 1904, o Hospital Beneficente São Lucas é o único hospital da cidade. Classificado como de médio porte, funciona como unidade hospitalar referência da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) instalada ao lado. Nesta unidade de saúde são realizadas cirurgias ginecológicas, ortopédicas, vasculares e partos.

A parte física da ampla reforma que garante mais estrutura para a maternidade e centro cirúrgico já foi concluída. Falta agora a instalação de alguns móveis e equipamentos para que o local comece a ser utilizado. Com estas ações, outras cirurgias, além catarata e as colecistectomias; retiradas da vesícula biliar que são efetuadas por meio de videolaparoscopia, ginecológicas e vasculares poderão ocorrer na unidade de saúde .

A administração Helinho Zanata/Thiago Silva também promoveu uma licitação visando a instalação de um centro de diagnóstico e imagem, que terá equipamentos de ultrassom com dopler, mamógrafo, raio-X digital e portátil.

Outra obra que deve ter inicio em breve, assim que o resultado da licitação for homologado, é a reforma dos quartos do hospital, que vai permitir oferecer mais serviços aos convênios e assim aumentar a renda necessária para a manutenção do hospital, hoje totalmente custeado com verba pública, em sua maioria municipal.

Deixe um comentário abaixo