Índice de Confiança do Consumidor cai em agosto e piracicabano volta a ficar pessimista, aponta Sincomércio Piracicaba

Publicado em Por Diagramador

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba, voltou a cair em agosto atingindo 96,8 pontos, queda de 5% em relação ao mês anterior. Os desdobramentos da crise política, além do aumento no preço dos combustíveis parecem ter surtido impactos negativos sobre o humor do consumidor piracicabano que nesse momento se mostra pessimista (abaixo dos 100 pontos). A escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).
Desenvolvido com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o indicador é composto pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e pelo Índice de Expectativas do Consumidor (IEC).
O ICEA registrou queda de 13,9%, ao passar de 60 pontos em julho para 51,7 pontos em agosto, mostrando a insatisfação dos consumidores piracicabanos em relação às condições econômicas atuais. O IEC, por sua vez, recuou, 2,2%, ao passar de 129,8 em julho para 126,9 pontos neste mês, refletindo um pouco mais de otimismo quanto ao futuro.
De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, é relevante a queda nas condições atuais, e se justifica porque consumidores em situação de incerteza momentânea, tendem a restringir compras planejadas de bens duráveis. Com a retomada gradual da governabilidade, a tendência futura é de que os consumidores voltem a recuperar o ICEA, fazendo com que o ICC reaja.
O ICC é apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba) desde fevereiro de 2017. Os dados são coletados com 601 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

Diretores do Sincomércio de Piracicaba – Foto: José Marino

Sobre o Sincomércio Piracicaba:
O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região é o órgão representativo dos empresários do setor do comércio varejista e de serviços de sete cidades – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Tietê e Torrinha. Fundado em 1942, possui hoje 8 mil contribuintes e é filiado à FecomercioSP, Entidade que administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Deixe um comentário abaixo