Ipeúna forma nova turma do Time do Emprego

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

O Time do Emprego, programa gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), realizou na manhã desta quinta-feira (1º), no Plenário da Câmara de Vereadores, a cerimônia de encerramento da quarta turma a passar pela capacitação no município. Desde 13 de abril, os alunos participaram de 12 encontros, com duração de três horas cada um, onde receberam orientações sobre elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego. Por meio dessa integração, os alunos têm a oportunidade de conhecer suas habilidades e competências, além de estabelecer metas de trabalho e vida.

Ipeúna forma nova turma do Time do Emprego

Ipeúna forma nova turma do Time do Emprego. Foto: Divulgação

Os certificados foram entregues pela vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Doroti de Fátima Zem Lopes. Ela parabenizou os participantes e ressaltou a importância do desenvolvimento das habilidades e competências e de manter-se motivado e focado em direção aos objetivos profissionais diante de um mercado tão exigente. Doroti destacou que a capacitação constante é o segredo para quem quer se manter produtivo e competitivo no mercado de trabalho.

Para Élida Ferreira Ventura, 17, participar do Time do Emprego foi uma experiência muito positiva. “O conteúdo do treinamento e o compartilhamento das experiências pessoais e profissionais dos demais participantes nos permitem uma nova visão a respeito do mercado de trabalho e de como devemos nos apresentar e nos comportar frente às exigências”.

Lucas Juliani, 16, também destaca a experiência no Time do Emprego como muito proveitosa. “Acho que os temas abordados são bem objetivos para quem quer entrar no mercado de trabalho”. Para Lucineia Rosa, 49, atualmente desempregada, o treinamento foi muito motivador. “Diante de um momento de crise econômica e tanta gente fora do mercado de trabalho, o treinamento é muito motivador e me permitiu um contato com pessoas mais jovens, uma troca de experiências e uma reciclagem dos meus conhecimentos. Estou muito feliz”, afirmou.

A facilitadora do Time, a assistente social Rosa Irene Torrezan afirma que após passarem pelo programa Time do Emprego, os participantes encontram-se mais preparados para iniciarem ou retomarem a vida profissional. “O diferencial do Time do Emprego é a ajuda mútua existente entre os participantes, a troca de experiência e a procura conjunta por uma oportunidade”, comenta Rosa.

Desenvolvido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT), o Time do Emprego é um programa gratuito de orientação e apoio ao trabalhador maior de 16 anos, desempregado ou que busca seu primeiro emprego. Tem como objetivo auxiliar os participantes no reconhecimento das suas habilidades, interesses e valores, na elaboração do currículo, preparação para entrevistas, apresentação do mercado de trabalho e técnicas de procura de emprego e planejamento financeiro, aumentando assim suas chances de colocação e/ou recolocação no mercado de trabalho.

Deixe um comentário abaixo