Ipeúna sedia 69º reunião ordinária da CT-SAM

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Ipeúna 05/05/2017 – O prefeito José Antonio de Campos e a vice-prefeita Doroti Zem participaram na manhã desta terça-feira (02), da 69ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Saúde Ambiental dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari. O evento reuniu no Plenário da Câmara de Vereadores de Ipeúna, secretários municipais, servidores e representantes de cidades da região filiadas à entidade.

Na abertura, o prefeito José Campos falou sobre algumas das iniciativas do município na busca pela segurança da água e reiterou sua disposição em garantir a qualidade da água apesar da escassez dos recursos para investimento. “Temos buscado ferramentas que nos ajudem a garantir a qualidade da água que é distribuída à população e estamos abertos às orientações que nos possibilitem otimizar nossos resultados”.

O arquiteto urbanista Bruno Lourenço da Silva, secretário de Projetos e Obras, Serviços Públicos, Saneamento Básico e Meio Ambiente explicou sobre os projetos em andamento para garantir a melhoria das práticas no tratamento da água e também do esgoto do município.

Ipeúna sedia 69º reunião ordinária da CT-SAM

Ipeúna sedia 69º reunião ordinária da CT-SAM – Foto: Divulgação

Em seguida, o químico da Prefeitura de Ipeúna, Dr. Marcio Antonio Gomes Ramos, fez uma breve apresentação do município aos presentes, com ênfase no sistema de tratamento e distribuição de água em funcionamento no município e suas particularidades referente à Portaria MS 2914/2011. Ramos solicitou à coordenação da CT-SAMPCJ o encaminhamento ao Ministério da Saúde e para Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, para que seja feita uma revisão da lei de obrigatoriedade da fluoretação, entendendo que o procedimento de fluoretação não atende as intenções de minimizar a formação de cárie infantil, pois a mesma se desenvolve pela fermentação de açúcares e matéria orgânica residuárias pela falta de higienização bucal, promovendo a formação de biofilme através do desenvolvimento de bactérias Streptococcus mutuns e fungos Candida albicans.

“A barreira contra a formação de cárie está no procedimento de uso diário de produtos dentifrícios, escova e fio dental, conforme orientação sobre práticas de higiene e escovação diária, a exemplo do programa de entrega de kits gratuitos pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ipeúna para as crianças na faixa escolar”, considera. Além disso, Ramos também informou sobre a construção de uma rede de esgoto doméstico proveniente da Fundação Casa, instituição do Governo do Estado de São Paulo, que está sendo lançado no Rio Cabeça, afluente do Rio Corumbataí, na divisa com o município de Rio Claro.

A reunião teve ainda as palestras “Meio Ambiente como dispersor de resistência fúngica”, apresentada pela pesquisadora científica do Instituto Adolfo Lutz de Rio Claro Dra. Márcia de Souza Carvalho Melhem,; e, “Tratamento de Esgoto visando reuso”, apresentado pelo gerente das operações das Estações Elevatórias de Esgoto e Estações de Tratamento de Esgoto em operação Dr. Renato Rossetto, da SANASA de Campinas.

A Câmara Técnica também discutiu sobre a revisão do Plano de Bacias dos Comitês PCJ, e a inclusão de suas demandas, a possibilidade de um estudo piloto com membranas para Estação de Tratamento de água com convênio com a SANASA e ser estudado e discutido com a Agência das Bacias PCJ, a Tecnóloga em Gestão Ambiental e Coordenadora da CT-SAM PCJ, Adriana Fabiana Corrêa da Silva, também fez um balanço positivo da gestão 2015-2017, pois esta foi a última reunião desta gestão, informando e convidando todos para a eleição da Coordenação que ocorrerá no dia 09 de junho de 2017 às 14h00 no Armazém 14 no Engenho Central, em Piracicaba. Por fim, Fabiana falou dos projetos para a próxima gestão, e a programação e continuação dos trabalhos com o Projeto Piloto do Plano de Segurança da água, a qual Ipeúna faz parte, lembrando que dia 25 de maio de 2017 as equipes municipais dos quatro Municípios (Ipeúna, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Santa Bárbara D ‘Oeste) que fazem parte do projeto serão capacitadas.

Deixe um comentário abaixo