Jornalistas aprovam Press Trip à Região Turística Serra do Itaqueri

Publicado em Por Hosana Cortenove

Águas de São Pedro teve destaque na visitação

 

A visita de jornalistas e blogueiros de nove veículos de comunicação à região turística Serra do Itaqueri, realizada entre os dias 15 e 18 de setembro, teve um elevado índice de aprovação entre os profissionais. O resultado foi apontado em uma pesquisa de aceitação divulgada nesta semana pelos idealizadores do projeto.

O Press Trip teve o objetivo de apresentar os principais atrativos da região à imprensa. A iniciativa foi realizada pela Governança Oficial da Região Turística Serra do Itaqueri e contou com o apoio do Senac e da Fecomercio SP. Participaram representantes de duas revistas, dois jornais, um site especializado em turismo e quatro blogs, além da Aprecesp (Associação das Prefeituras Estâncias do Estado de São Paulo), que atuou como guia e parceira no projeto.

Em quatro dias, os jornalistas passaram por nove cidades, numa “trip” que mesclou turismo cultural, de natureza, rural, de aventura, gastronômico e de saúde.

O marco principal da passagem por Águas de São Pedro foi uma visita ao SPA Thermal Dr. Octávio Moura Andrade, que é o principal ponto turístico da estância hidromineral. No local, eles assistiram a uma palestra e depois ingeriram e se banharam nas famosas águas medicinais da cidade.

O levantamento apontou que foram produzidas e postadas mais de 20 matérias e imagens sobre a região.

Na opinião de 66% dos convidados, o receptivo nos locais foi “muito satisfatório”. Essa mesma avaliação foi dada por 56% dos profissionais indagados a dar opinião sobre a região visitada. Em relação aos atrativos das cidades, 67% dos jornalistas também deram a nota máxima de “muito satisfatório”.

Em uma avaliação que considerou as características positivas, destacaram-se as belezas naturais (7,23% do total), a estrutura das cidades (6%) e a hospitalidade (5,16%), segundo os jornalistas. Cerca de 67% dos participantes apontaram um “excesso de programação” na agenda do Press Trip.

Quando consultados sobre o que poderia despertar maior curiosidade do público para a Serra do Itaqueri, 6% optaram pela proximidade da capital, 4,25% pelo turismo de aventura e 3,19% pela gastronomia.

O coordenador de Turismo de Águas, Fabio Pontes, faz um balanço positivo das ações realizadas neste ano pela Governança Oficial. “Houve um fortalecimento do grupo e isso proporcionou muitos avanços. O Senac, mais uma vez, teve uma participação ativa nesse processo. A parceria com a Aprecesp e a Secretaria de Turismo do Estado ajudou bastante. A recente publicação de um guia sobre a região e, agora, a realização do Press Trip mostraram resultados excelentes. E ainda há muita coisa boa a se fazer nos próximos meses”, destaca o coordenador.

“Novas ideias já surgiram para 2017 e vamos discutir cada uma delas: uma nova edição de Press Trip, uma Press Trip com jornalistas da região, um FamTour com agências de viagens e até mesmo com a própria Governança. Enfim, temos muitas ideias e aos poucos vamos concretizando cada uma delas”, avaliou o mediador do evento, Eduardo Henrique Ferin da Cunha, que trabalha no Senac São Carlos.

Participaram da visitação: Revista Brasil Travel News: uma das principais revistas brasileiras do setor com tiragem de mais de 55.000 exemplares;  Revista Qual Viagem: a 2ª revista do setor com tiragem de mais de 30.000;  Jornal de Jundiaí: conglomerado de mídias de Jundiaí e região: Rádio, revista, TV; A Tribuna de Santos: um dos mais antigos jornais brasileiros com mais de 100 anos de existência;
Travelpedia: um dos principais sites de turismo brasileiro; Blog Viajando com Gabi: blog com mais de 75.000 seguidores: a blogueira é de Salvador/BA; Vivi na Viagem: blog com quase 30 mil seguidores: a blogueira é do Rio de Janeiro;  Estevam pelo Mundo / Portal R7 – Record : blog com quase 70 mil seguidores.;  Guia Mundo Afora/Blogueiros de Viagens: a Thais é do Rio Janeiro, mas mora em SP. Os blogs dela tem 30 mil seguidores. Ela é fundadora do Blogueiros Viagens com 100 mil seguidores;  e Aprecesp: Associação das Prefeituras Estâncias do Estado de São Paulo, que atuou como guia e parceira no projeto.

Deixe um comentário abaixo