Maestro suíço visita Banda Musical de Ipeúna

Publicado em Por Diagramador

No último dia 08, a Banda Musical Municipal de Ipeúna (BMMI) recebeu a visita do maestro suíço Thomas Kohler e de Barbara Marty. De acordo com Ricardo Abdalla Barros, diretor da Escola Livre de Música e da BMMI, Kohler estava visitando o Brasil e veio a Ipeúna para conhecer as instalações da Banda. Durante a visita, o maestro ainda fez uma contribuição financeira para a aquisição de instrumentos ou outros bens que possam colaborar no trabalho já desenvolvido pela BMMI.

“Maestro suíço visita Banda Musical de Ipeúna” – Foto: Divulgação

O maestro suíço explicou que em seu país é comum as crianças receberem suporte individual quando iniciam seus estudos musicais, iniciativa muito valorizada na Suíça. “Ficamos muito satisfeitos com a visita e também com o auxílio financeiro. É um reconhecimento da importância desse trabalho, iniciado pela Prefeitura, e que perdura por mais de 20 anos no município”, ressalta Ricardo.

A Banda Musical Municipal de Ipeúna (BMMI), um dos mais antigos projetos culturais do município, foi criada em 1997, pelo então prefeito Ildebran Prata, com o objetivo de promover, dirigir, incentivar e fomentar a cultura musical entre jovens e adolescentes. Contando com o apoio da Prefeitura do Município, a Banda foi se desenvolvendo e, no período entre 2000 e 2004, tornou-se referência no circuito estadual de bandas musicais, conquistando títulos em campeonatos regionais e projetando o município culturalmente.

Atualmente cerca de 40 músicos integram a BMMI, dos quais a maioria é proveniente da Escola Livre de Música mantida pela Prefeitura de Ipeúna. “O objetivo da Escola Municipal de Música de Ipeúna é prover a formação musical, de modo que os alunos estejam aptos a atuar como instrumentistas em grupos ou solistas”, explica Ricardo. Para tanto oferece aulas individuais e coletivas, nos níveis iniciante e intermediário, de bateria/percussão, bombardino, flauta doce, flauta transversal, clarineta, trombone, trompa, trompete, tuba e saxofone.

Deixe um comentário abaixo