Manutenção de estradas rurais é atividade constante na administração Helinho Zanatta

Publicado em Por Hosana Cortenove

Nesta semana, a reportagem do jornal “O Regional”, entrevistou o Coordenador de Serviços Rurais do Município de São Pedro, Ademir Reinato, que tem juntamente com a sua equipe o desafio de cuidar de uma grande extensão de área rural e chácaras de recreio. Para ter uma ideia de como o município de São Pedro tem área rural e de chácaras de recreio extensa, de acordo com ele, são cerca de 980 quilômetros, sem contar o bairro Alpes das Águas.

“Fazemos manutenção em média de 35 quilômetros por mês”, afirma Ademir Reinato, coordenador de Serviços Rurais que destaca é possível cuidar das estradas, devido os altos investimentos realizados pelo prefeito Helinho Zanatta (PPS).

“Isso só é possível porque hoje temos três motos niveladoras, três pás carregadeiras e seis caminhões traçados novos e rolo compactador, além de uma retroescavadeira hidráulica esteira que usamos para fazer as caixas de contenção e escoamento de água”, explica.

Sobre a situação das estradas Ademir conta que no geral hoje estão em boas condições, embora reconheça que há alguns bairros que demandarão em breve novas manutenções.

“No geral estão dentro do possível todas em boas condições de uso. Temos alguns bairros para fazermos manutenção, como Vertentes, Floresta Escura,  Primavera e Thermas, mas são manutenções leves, fáceis de fazer e logo estaremos com nossa equipe nessas localidades”, informa o coordenador.

Ademir Reinato destaca que a sua equipe procura fazer um trabalho bem feito, inclusive realizando quando possível o “alargamento” de estradas rurais, como já ocorreu no Alto da Serra, pois em alguns locais que antes só poderiam passar um único veiculo, hoje foi realizada a quebra dos barrancos, levantado o nível das estradas e construídas as caixas de captação de aguas pluviais.

Questionado sobre a situação que encontrou ao iniciar o trabalho, classifica a mesma como “péssima”.

“A situação era péssima. Os próprios caminhões de lixo estavam quebrados, não tínhamos máquinas, somente um trator com uma lamina atrás, que servia pra fazer tapa buraco, quebrando um galho. Hoje temos uma boa estrutura e nove funcionários todos comprometidos, grandes companheiros de trabalho”, destaca o coordenador.

Ao assumir a gestão, o prefeito Helinho Zanatta, por não contar com equipamentos e condições de realizar as ações, recebeu a Patrulha Rural, que somou esforços para amenizar a grande demanda existente.

Ademir Reinato relembra que na época empresários da cidade ajudaram com a doação de pedregulho para a manutenção das estradas rurais.

“A Usina São Pedro, o próprio prefeito Helinho Zanatta doou mais de quinhentos caminhões de pedra, o vereador Luiz Azzini colaborou com pedregulho, o Sergio Bigaton, entre outras pessoas, que entenderam os propósitos da administração e somaram esforços para que pudéssemos resolver na época boa parte dos problemas de trafegabilidade das estradas rurais”, disse.

Deixe um comentário abaixo