Merendeiras participam de curso de Capacitação

Publicado em Por Hosana Cortenove

A Secretaria da Educação promoveu, durante a última semana, um curso de capacitação para manipuladores de alimentos de escolas, pré-escolas e creches do município. Coordenado pelas técnicas Nancy Maria Papa e Vera Lúcia Berto Coletti, o evento aconteceu no Centro Educacional e Pedagógico Prefeito Engenheiro Antonio Costa Galvão.

Durante a abertura contou com a apresentação musical de Cris Favoretto e Janu, do Grupo Adonai.

Vera Berto, enfatizou a necessidade de promover uma alimentação saudável contribuindo com o desenvolvimento, produzindo hábitos saudáveis, e prevenção de doenças ressaltou os 28 anos da merenda escolar de Rio das Pedras. “O prefeito Carlos Defavari tem investido muito na alimentação dos alunos, mesmo com a crise financeira que a Prefeitura atravessa. Em apenas seis meses deste ano o município investiu R$ 2,1 milhões”, destacou Vera Berto.

A capacitação teve como objetivo qualificar o pessoal para preparar e servir adequadamente, a merenda escolar a partir da necessidade de capacitá-las para atender o PNAE, adequadamente. A política de alimentação escolar é o que mais interessa neste treinamento, uma vez que foi constatado que a merenda escolar é em muitos casos a única refeição diária de várias crianças e que tem estimulado sua permanência na escola e evitado altos índices de repetência e evasão. O curso de capacitação tem por objetivo ainda assegurar aos profissionais, o enriquecimento nutricional da merenda escolar, incentivo a educação alimentar, ambiental, sanitária e a servir-se dela como instrumento na prática, no processo ensino/aprendizagem das ciências naturais, bem como, oportunizar a formação de cidadãos responsáveis e atuantes na comunidade em que vivem. O curso foi planejado para reforçar as relações com a higiene pessoal e para a manipulação de alimentos, buscando valorizar sempre a saúde e o bem estar do aluno, além de mostrar a importância de oferecer a eles 15% de suas necessidades nutricionais diárias. Hoje 6.487 alunos recebem alimentação diariamente.

Merendeiras participam de curso de Capacitação

Merendeiras participam de curso de Capacitação – Foto: Divulgação

O prefeito lembrou a negociação feita junto a fornecedores, que ficaram sem receber no período entre 2013-17. “No passado recente, houve dias em que nossos alunos só tinham bolacha para comer. Estamos mantendo um bom nível de alimentação. Contudo, mesmo diante da queda na arrecadação, estamos trabalhando para manter o padrão atual”, explicou Carlos Devafari, que visitou escolas e conversou com as merendeiras para conhecer a realidade do município.

Silvino Innocencio, secretário de Administração e RH, ressaltou que a merenda oferecida nas escolas é a principal refeição para muitos dos estudantes. “Empresas sem as certidões necessárias e qualificações técnicas não participam mais das licitações, especialmente quando o assunto é merenda escolar. Fazemos de tudo para garantir o alimento com qualidade e a baixo custo”, afirmou Innocencio.

Deixe um comentário abaixo