Momento Saúde: Drogal lança novo serviço de acompanhamento para doenças crônicas

Publicado em Por Hosana Cortenove

Faz tempo que os balcões das farmácias deixaram de ser meros pontos para aquisição de medicamentos. Acompanhando a velocidade e as necessidades do mercado, a função do farmacêutico teve uma amplitude que vai além da simples prescrição: o olhar para a saúde geral do cliente. Em respeito a este novo perfil, a Rede Drogal lançou hoje (24), o Momento Saúde, um espaço exclusivo e dedicado ao cuidado preventivo e acompanhamento ao tratamento de cinco grandes vilões: hipertensão, diabetes, colesterol, controle de peso e tabagismo.

A apresentação a convidados, jornalistas e profissionais de Educação Física ocorreu na manhã de hoje (24), com a participação de Márcio Atala, apresentador do quadro Medida Certa (do programa Fantástico-Rede Globo) em passagem por Piracicaba como palestrante da última noite do 10º Congresso Empresarial da Acipi, e também, da farmacêutica Cristina Vasconcelos Pierozzi e do diretor da Rede Drogal, Roberto Lessa.

Inicialmente com implantação prevista para cinco unidades localizadas em Piracicaba (conforme tabela abaixo), o Momento Saúde Drogal conta com uma sala especial e estruturada, na qual o farmacêutico realiza os atendimentos de acompanhamento ao tratamento dos usuários e faz check-ups rápidos de saúde. Todas as informações são inseridas em um sistema onde o cliente pode acompanhar via computador, tablet e celular, que facilita o compartilhamento das informações com os médicos.

Marcelo Cançado, diretor administrativo da Rede Drogal, explica que o Momento Saúde é um serviço de atenção farmacêutica com o objetivo de complementar o trabalho desenvolvido pelo médico, principalmente ajudando na adesão ao tratamento. “A atenção farmacêutica é realidade em muitos países, com resultados eficientes. É considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um serviço indispensável na relação paciente-medicamento. Com o aumento da longevidade entre os brasileiros, a cada dia precisamos pensar em ações para manter a saúde e a qualidade de vida. Foi diante desta realidade que desenvolvemos todo o escopo deste novo serviço”.

Os eixos prioritários do Momento Saúde são as doenças relacionadas à Síndrome Metabólica (hipertensão, diabetes e colesterol), complementados por programas para o controle de peso e tabagismo. Toda a metodologia e procedimentos seguem protocolos descritos na legislação da atuação farmacêutica.

Para a farmacêutica Cristina Vasconcelos Pierozzi, responsável pela coordenação do desenvolvimento, capacitação e implantação do Momento Saúde, o novo serviço traz diferenciais altamente positivos para os clientes da Rede Drogal. “Os profissionais farmacêuticos que atuam no atendimento aos clientes foram treinados conforme os dispositivos legais e, principalmente, com o foco na orientação geral da saúde dos usuários. A intenção é oferecer um serviço completo, que ajude o cliente da Rede Drogal na prevenção, controle de doenças e manutenção da saúde”.

A farmacêutica lembra que desde 2002 a Rede Drogal conta com o Diabetical (nas unidades Farmácia do Povo/Piracicaba, Indaiatuba e Botucatu), setor com informações e produtos para pacientes com diabetes como aplicação de insulina, tipos de medidores de glicose, alimentos e cuidados específicos. “O Momento Saúde vem sendo planejado há bastante tempo e busca ampliar esse serviço para outras doenças metabólicas e expandir para mais filiais da Drogal”, detalha Cristina.

A profissional relembra que em todas as unidades já são oferecidos serviços farmacêuticos como aferição de pressão arterial, de glicemia capilar e aplicação de injetáveis. “Importante destacar que o Momento Saúde acompanha uma tendência muito positiva, que é a de levar aos clientes informações técnicas e orientações personalizadas. Ao ser atendido por um dos farmacêuticos do programa, o usuário terá um controle próprio, no qual constarão seus dados, inclusive a evolução de seu estado de saúde. Os serviços são um complemento ao tratamento médico para auxiliar na aderência ao tratamento. Essa prevenção é fundamental para a manutenção da saúde e qualidade de vida”.

Entre os diferenciais do Momento Saúde Drogal estão orientação para utilização e uso seguro dos medicamentos prescritos pelo médico (melhorando à adesão ao tratamento); análise caso a caso para a elaboração de um plano de administração dos medicamentos; acompanhamento e gerenciamento de possíveis efeitos colaterais (com foco na prevenção de complicações); acompanhamento controlado e documentado (via sistema eletrônico); disciplina na documentação e organização de dados e utilização de sistema informatizado (para permitir a visualização dos parâmetros via computador, tablet ou celular, facilitando o compartilhamento das informações com o médico).

Deixe um comentário abaixo