Mostra de artes de projetos sociais no CRAS

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Mostra de artes de projetos sociais no CRAS

Mostra de artes de projetos sociais no CRAS – Foto: Divulgação

O Centro de Referência em Assistência Social –CRAS/Ipeúna realizará no próximo dia 29, às 19h30min, no CCI “Clarinha da Silva”, a IV Exposição de Quadros. O evento reúne telas, dos mais variados temas, produzidas pelos participantes dos projetos sociais “Cores da Vida” e “Oficina de Pintura”. O objetivo da exposição o é valorizar o atingimento dos objetivos estabelecidos para cada um dos projetos. A entrada é franca.

“Observamos significativa evolução em cada um deles, tanto no aspecto artístico quanto no psicossocial e isso reflete o atingimento dos objetivos estabelecidos para cada um dos projetos”, afirmou a gestora do CRAS, a assistente social Giseli Spigolon. Ela ressalta ainda, que a exposição contribui também para a construção de novas experiências, favorecendo o diálogo e o convívio social.

“A primeira vez que sentei diante de uma tela achei que não seria capaz de pintar. Para mim foi um desafio duplo: vencer a cegueira e a falta de habilidade inicial. Mas, superei os obstáculos, avancei! A pintura me mostrou que sou capaz de ir além do que podia imaginar”, afirmou Claudia Ap. Jope, participante do Projeto “Cores da Vida”. Já Irailma de Jesus Barreto afirma que participar do Projeto “Oficina de Pintura” faz com que sua mente relaxe e se esqueça dos problemas. “Eu adoro o curso e sinto que evolui nas técnicas de pintura.”

O “Projeto Cores da Vida” foi criado em 2014, com o objetivo de contribuir, através do desenvolvimento de técnicas de pintura em tela, dinâmicas de grupo, conversas informativas e experimentação de novas realidades, para o resgate e a preservação da qualidade de vida de pessoas com deficiências e o fortalecimento da função protetiva de suas famílias, favorecendo processos de mudanças e desenvolvimento do protagonismo e autonomia e prevenindo, assim, a ocorrência de situações de risco social.

Já o “Projeto Oficina de Pintura” vem sendo desenvolvido desde 2012, inicialmente com o objetivo de ensinar técnicas de pintura em tela e, atualmente, além do desenvolvimento da atividade artística, promove o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares, buscando prevenir a exclusão e a vulnerabilidade social do público atendido.

 

Deixe um comentário abaixo