Nomes da escultura nacional e internacional podem ser vistos na Pinacoteca Miguel Dutra de Piracicaba

Publicado em Por Hosana Cortenove

Obras de alguns dos mais importantes nomes da escultura brasileira e internacional poderão ser vistas na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, de Piracicaba, na exposição A Arte em Bronze 2017.

Da mostra – que faz parte das comemorações dos 250 anos de Piracicaba, celebrados em 1º de agosto – participam 34 artistas com 37 obras.

A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), com patrocínio da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) e Fundiart, empresa piracicabana especializada em fundição artística.

De acordo com Eduardo Borges de Araújo, diretor da Pinacoteca, essa é a primeira exposição composta só por esculturas em bronze realizada no espaço desde sua inauguração, em 1969.

“Teremos obras figurativas, contemporâneas e modernas; poéticas diferentes de artistas diversos. A escultura em bronze é uma arte nobre, advinda de um processo relativamente trabalhoso, refinado e que exige certo planejamento. Isso torna essa exposição ainda mais importante”, revela Araújo, que foi responsável pela curadoria, juntamente com Euclides Baraldi Libardi, diretor da Fundiart.

Nomes da escultura nacional e internacional podem ser vistos na Pinacoteca Miguel Dutra de Piracicaba

Nomes da escultura nacional e internacional podem ser vistos na Pinacoteca Miguel Dutra de Piracicaba – Foto: Divulgação

Nomes expressivos da arte no Brasil e no exterior estarão presentes, entre eles Maria Bonomi, Erika Verzutti, Flávio Cerqueira, Paulo Monteiro, Santos Lopes, Virginia Sé, Cristina Roese, Fernando Cardoso, Gianguido Bonfanti, Inos Corradin, Marcello Romeiro, Margarita Farré e Maria Teresa Baldoni. Destaque também para os artistas de Piracicaba, Alaídes Pupim Ruschel, Jairo Ribeiro de Mattos, Marco Antonio Cavallari e Virginia Welch.

“A participação expressiva de artistas de diferentes cidades brasileiras que se destacam nessa técnica reforça o papel desempenhado pela Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, na promoção da arte, e a consolida como importante referência nas artes plásticas. A exposição Arte em Bronze é mais uma das ações propostas pela Prefeitura Municipal em comemoração aos 250 anos de fundação da cidade”, destaca o prefeito Barjas Negri.

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, a iniciativa é um presente para a população piracicabana e visitantes, que terão contato com obras de alto nível estético.

“Material milenar, o bronze desempenhou papel preponderante no desenvolvimento das sociedades humanas como matéria-prima para a fabricação das primeiras ferramentas, armas e utensílios. Seu uso artístico remonta ao mesmo período, gerando, no presente, registros históricos riquíssimos”, destaca a secretária.

Deixe um comentário abaixo