Novidades tornam merenda escolar de Águas de São Pedro mais colorida e saudável

Publicado em Por Hosana Cortenove

Na estância hidromineral de Águas de São Pedro, cerca de 600 alunos da rede municipal estão desfrutando de um cardápio ainda mais colorido em 2016.

As melhorias seguem as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O objetivo é estimular hábitos saudáveis nas crianças e adolescentes por meio de ações de educação nutricional.

“Nossa merenda sempre foi de excelente qualidade. O que estamos fazendo neste ano é aprimorá-la ainda mais. Quanto mais colorido for o prato, mais vitaminas, minerais e fibras ele vai ter”, destaca a nutricionista da rede municipal, Maria Regina Garcia Molero Ariza.

Entre as mudanças, está a redução de achocolatados, que são ricos em açúcar. “Passamos a oferecê-lo, no máximo, duas vezes por semana. No lugar, aumentamos a oferta de vitaminas e até mesmo de leite com café em pequena quantidade”, citou Maria Regina.

O uso de alimentos embutidos, como presunto e mortadela, também está sendo moderado no cardápio, já que eles são ricos em sal e conservantes. Por outro lado, frutas e verduras ganham cada vez mais espaço nas refeições.

“Aumentamos a distribuição de frutas e as chamadas ‘preparações regionais’, como arroz doce, canjica, salada de fruta e curau”, acrescentou a nutricionista, que agradeceu o apoio dos cozinheiros nas inovações do dia a dia.

“A educação nutricional é um assunto de suma importância. É preciso ensinar as crianças a comer direito hoje para que tenham hábitos saudáveis no futuro, já na fase adulta”, destacou a secretária de Educação, Dalva Silva.

Outra ação implementada pela nutricionista é a distribuição de folders para os pais de alunos do Emei Vida e da Emef (até o 2° ano do Ensino Fundamental). O material fornece informações sobre a importância de uma alimentação “colorida” e rica em nutrientes. O assunto será abordado de forma lúdica pela nutricionista também dentro de sala de aula, por meio de oficinas.

As três escolas municipais de Águas de São Pedro (Emei Vida, Emef – Escola Municipal Maria Luíza Fornasier Franzin e Emef 2 – Cecaf) oferecem Ensino Infantil, Fundamental 1 e Fundamental 2. A Estância Hidromineral tem o melhor IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) em Educação do país.

O prefeito Paulo Ronan (PSDB) destaca os investimentos constantes na área da educação.

“O investimento constante nessa área sempre foi e será uma prioridade da nossa administração. Vamos nos esforçar para aprimorar cada vez mais nossos índices de excelência”, ressaltou o prefeito Paulo Ronan (PSDB).

Deixe um comentário abaixo