Pais, autoridades e alunos participaram da Formatura do PROERD em Santa Maria da Serra

Publicado em Por Diagramador

Nesta quinta-feira, dia 02, aconteceu em Santa Maria da Serra, a formatura dos alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) “Dona Zina Saviolo Cury” que participaram do PROERD (programa educacional de resistência ás drogas e á violência).

O ginásio de Esportes “Juliana Voltareli Vicente” ficou tomado por familiares e convidados que prestigiaram os 125 alunos que receberam os certificados que contou com a presença de autoridades militares e civis da cidade de Santa Maria da Serra, onde o programa tem aprovado expressivos resultados.

O prefeito Josias Zani Neto (DEM); o capitão da PM Marcelo Luis Ament Caron, comandante da 3ª Companhia da Policia Militar; presidente da Câmara Municipal, Cássio Cury (PPS); diretora do Departamento de Educação, professora Ana Maria Faber Lopes; a supervisora de Ensino, Sueli Aparecida Pratti Daniel; diretora de escola Ederleine Lopes Veloso e o vereador Carlos Eduardo dos Santos compuseram a mesa dos trabalhos.

As aulas do PROERD foram ministradas pelo soldado Ribeiro aos alunos do quinto ano da Escola Municipal de Ensino Basico Dona “Zina Saviolo Cury”.

O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas. O Programa ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros auxiliando as crianças a dizerem não às drogas.

Programa eminentemente preventivo, estratégico, seu objetivo principal é educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Aplicado nas escolas, o Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com as unidades escolares e direciona-se às crianças de 9 a 12 anos.

As lições têm como objetivo o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre escola, família e polícia.

Em Santa Maria da Serra o programa, que é desenvolvido pela Policia Militar, conta com apoio da Prefeitura Municipal, através da Diretoria Municipal de Educação.

Na ocasião foi escolhida a melhor redação da EMEB “Dona Zina Saviolo Cury”, a aluna do 5º ano A, Ana Livia Vieira.

O capitão da PM Marcelo Luis Ament Caron, comandante da 3ª Companhia da Policia Militar falou aos alunos e pais que estiveram presentes na entrega dos certificados.

“Meu amigo prefeito Josias Zani Neto a quem estendo aos demais integrantes da mesa, vereadores, diretores, coordenadores e professores. Temos que falar para vocês alunos do PROERD o que já falei para alguns aqui na frente. A missão mais difícil começa agora, que é aplicar no dia a dia aquilo que vocês aprenderam e é o famoso dizer “não”. O PROERD de vocês começa agora e ai vocês poderão dizer que realmente aprenderam. Aos pais quero dizer que cada um dos senhores é responsável por essa beleza que a gente vê, essa meninada bonita desse jeito”, disse Caron.

“Eu agradeço a confiança de todos vocês em permitirem que seus filhos recebessem esses pequenos ensinamentos, se vocês nos ajudarem teremos um sucesso muito grande. Eu coloco a PM de Santa Maria da Serra, que tem aqui de forma permanente o Sargento Orsic, a disposição de todos vocês e agradeço a presença de todos e ao prefeito pela força que sempre nos deu para que pudéssemos fazer uma formatura linda como essa. Eu não poderia deixar de agradecer ao soldado Ribeiro pelo brilhante trabalho que ele faz no PROERD”, completou o Capitão Caron.

Deixe um comentário abaixo