Palestra “Novembro Azul” conscientiza homens para a prevenção do câncer de próstata

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Palestra “Novembro Azul” conscientiza homens para a prevenção do câncer de próstata

Palestra “Novembro Azul” conscientiza homens para a prevenção do câncer de próstata – Foto: Divulgação

Dezenas de pessoas participaram do Novembro Azul, realizado pela Prefeitura de Ipeúna em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), na terça-feira (14), no Centro Comunitário “Armando Zamboni”. A iniciativa teve como principal objetivo chamar a atenção sobre a prevenção ao câncer de próstata, comprovadamente o mais comum entre os homens brasileiros.

O público foi recepcionado com a apresentação da Banda Musical Municipal de Ipeúna (BMMI). Em seguida, o médico Renato Guirado falou aos presentes sobre a importância da prevenção e da realização do exame de câncer de próstata regularmente. “O nosso objetivo é conscientizar e alertar a população masculina sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de enfatizar sobre a necessidade de cuidar da própria saúde, consultando regularmente profissionais de saúde e mantendo sempre em dia os exames de rotina”, ressaltou a presidente do FSS Doroti Zem Lopes.

Após a palestra, os presentes puderam fazer perguntas e tirar suas dúvidas. Em seguida, foram sorteados diversos brindes entre os participantes e os presentes convidados a degustarem um lanche preparado especialmente para a ocasião. Também estiveram presentes ao evento o presidente da Câmara de Vereadores Diego Heron Pinheiro e os vereadores Antonio Carlos Ribeiro e João Vitor Margarido e o secretário de Saúde Jordano Zanoni.

NOVEMBRO AZUL – A Campanha Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003 com o movimento chamado Movember! No Brasil, essa Campanha foi criada pelo Instituto “Lado a Lado pela Vida!” com o objetivo de conscientizar sobre a importância de se prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de próstata. Essa doença não provoca sintomas como muitos homens imaginam, ela é silenciosa e quando o homem percebe que tem alguma coisa errada com ele é quando seu estágio já está muito avançado. Qualquer tipo de câncer quando é diagnosticado em estágio avançado é muito mais difícil de tratar e as chances de cura são reduzidas.

Deixe um comentário abaixo