Parabéns Santa Maria da Serra

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Cidade completou 149 de Fundação e 57 anos de emancipação política administrativa

 

Na quinta-feira, dia 27, a cidade de Santa Maria da Serra completou 149 anos de fundação e 56 anos de emancipação política administrativa.

Santa Maria da Serra possui uma área de 256 km²,  no  Planalto Central Paulista, cercada pela belíssima Serra do Itaqueri, Rio Piracicaba e Rio Tietê. Localizado na Aglomeração Urbana de Piracicaba é uma cidade rica em áreas naturais e também urbanizadas está realizando o desenvolvimento sustentável através de um planejamento voltado para o desenvolvimento comercial aliado ao turismo.

Alguns objetivos estão sendo alcançados através de parcerias com o setor privado que estão sendo estudado em diversos seguimentos, como a participação no circuito “Serra do Itaqueri” e  circuito “Eco Caipira” englobando os municípios de Piracicaba, Águas de São Pedro, São Pedro, Santa Maria da Serra, Analândia, Corumbataí, Rio Claro, Santa Cruz da Conceição, Mombuca e Rio das Pedras. Há divergências quanto à origem tendo como mais certa que surgiu espontaneamente em 1867, da pousada de migrantes que iam rumo ao oeste paulista, trabalhar na lavoura de café. Segundo informações encontradas na Prefeitura Municipal, colhidas com pessoas idosas, Feliciano de Oliveira Dorta foi um dos primeiros habitantes do município, doou uma área de vinte e três alqueires de terra em 27 de outubro de 1867 para a construção de uma capela de barro a qual deu o nome de Capela Santa Maria. Recebeu ainda os nomes de Tupanci que significa Mãe de Deus na língua indígena e mais tarde devido ao grande numero de correspondência extraviada entre Tupã e Tupanci voltou a chamar-se Santa Maria acrescentando-se da Serra por localizar-se próxima a serra, mais ou menos em 1950. Entre os colaboradores na construção da cidade registraram-se Cel José Antonio Frota, Capitão Afonso, Barão de Rezende que deixou seu nome na fazenda que foi de sua propriedade Fazenda Rezende. Foi elevada a município pelo Decreto 5825 de 18/02/1959 que vigorou a partir de 1º de janeiro de 1960, teve como primeiro Prefeito Sr. Adib Cury. Tem o município uma bonita historia no decorrer de sua existência que vai desde os transportes em lanchas pelo Rio Piracicaba, o surgimento das primeiras rodovias através das cavalgadas efetuadas pelos tropeiros, até chegar aos dias atuais. A zona urbana conta com uma infra-estrutura adequada como boa iluminação fornecida pela CPFL, rede de água fornecida pela SABESP, rede com tratamento 100% do esgoto coletado, asfaltamento em todo o centro urbano inclusive nos bairros recém criados, rede de telefonia fornecida pela telefônica.

A zona rural em sua maioria possui infra-estrutura básica com exceção da rede de telefonia instalada também em quase todas as propriedades.

Conta com transporte rodoviário que liga o município às cidades vizinhas de Torrinha, São Pedro e Piracicaba (SP 304), São Manuel e Botucatu (Rodovia 191 Geraldo de Barros), servida pela empresa de ônibus Piracicabana com sede em Piracicaba.

A zona urbana é formada pela região central e pelos bairros Jardim Itália, Vila Tidinha, Jardim Santa Maria, Cidade Jardim, Jardim Bom Jesus e Jardim Levorato. A zona rural por inúmeras chácaras, sítios e fazendas.

Ao longo dos últimos oito anos, a administração municipal que tem a frente o Prefeito Josias Zani Neto, vem trabalhando em diversas áreas, para que o município esteja preparado para atender às necessidades da comunidade e dos turistas que visitam o município em busca de lazer, passeios de barco, pesca, atividades esportiva náuticas jet ski e outros entretenimentos. Zani tem investido pesadamente na infraestrutura urbana do município, recapeando ruas em todos os bairros e na região central da cidade, concluiu recentemente a 3ª fase da duplicação da Avenida Thomaz Firmino da Silva, principal entrada da cidade. Na zona rural, faz permanentemente a manutenção das estradas, recuperou pontes, tudo para que os proprietários possam escoar a sua produção e receber os visitantes, agregando valor e facilitando o acesso dos que buscam determinados produtos turísticos.

Na área urbana outra e não menos importante conquista dessa administração, é a construção da ponte que liga o centro ao bairro Jardim Itália, uma reivindicação desde a construção do bairro que nunca foi atendida e hoje é realidade.

Os avanços não para, podemos citar a educação como a principal referencia. Quando assumiu o governo em 2009, a rede municipal tinha pouco mais de 160 alunos e 15 professores, hoje os números surpreendem, são mais de 700 alunos e 60 professores que trabalham com o sistema COC de ensino, oferecendo educação de qualidade, proporcionando um desenvolvimento maior das crianças. Para atender a demanda, foram construídas novas salas de aulas na escola municipal.

O munícipio conquistou ainda uma nova escola Estadual “Frei Fernando”. Após quatorze anos, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) esteve em Santa Maria da Serra em 2015, para um momento especial, que foi a inauguração da primeira Creche Escola da cidade que leva o nome de João Theodoro Huffenbaecher Filho, conhecido como João Professor, fica no bairro Vila Dona Tidinha, em pleno funcionamento. Conquistou ainda outra creche no Bairro Bom Jesus, que esta em fase de acabamento, devendo ser inaugurada até o final desse ano, para que no ano que vem possa receber as crianças, ao todo são mais de 300 novas vagas.

Na área da saúde, os avanços são muitos significativos também, como a construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Bom Jesus, que recebe investimentos de R$ 567 mil e será concluída ainda esse ano, os equipamento já foram licitados e será entregue pronta para atender a população. Foram contratados novos médicos, o hospital atende 24 horas por dia. A prefeitura realiza diariamente o transporte de paciente que dependem de atendimento especializado para vários AMES e Hospitais do estado e construiu o Centro de Fisioterapia “João Prati”.

Na área habitacional, citamos a construção de 40 casas do “Programa Minha casa Minha Vida”, do governo Federal.

As famílias beneficiadas com essas unidades habitacionais já foram selecionadas em maio de 2012 e receberão gratuitamente as casas.

Para viabilizar as construções o governo do Prefeito Zani adquiriu os quarenta terrenos e ainda conquistou junto ao governo do Estado R$ 614 mil, que deverão ser aplicados em melhorias nessas casas pelo “Programa Casa Paulista-Moradia Melhor”. Recentemente aconteceu o lançamento de um novo empreendimento imobiliário “Jardim da Serra” esta recebendo toda infraestrutura onde maquinas estão abrindo as valas para implantação da tubulação e galerias para capitação das águas pluviais, serão 330 lotes de 160 m² cada um que dentro de poucos dias deve ter inicia a venda para atender a demanda. A frota municipal foi renovada com aquisição de novos veículos, maquinas e caminhões para atender melhor a população.

No social, foram realizados cursos profissionalizantes que tem o objetivo de ajudar na ampliação da renda familiar e incentivar novos empreendedores a saírem da informalidade. O Funsol realizou durante esse período, a festa das crianças, festa do dia dos pais e dia das mães, entregou presente de natal, além de outras diversas ações envolvendo a comunidade. As entidades sociais em parceria com o Fuson desenvolveram programas e tiveram suporte para desenvolver seus projetos. Foram realizadas festas e eventos que cresceram a nível regional, como a Festa da Mandioca, que recebe visitantes de muitas cidades da região e até de outros estados, mas foram mantidas as tradições. Na área cultural fazemos uma breve citação a o Projeto Guri que ensina musica para as crianças. A cidade tem a Fanfarra Jovem que é um orgulho para o município e vencedora de prêmios importantes como o concurso de fanfarras de São Paulo.

“Citamos apenas algumas das nossas conquistas ao longo desses oitos de trabalho a frente de nossa cidade. Não conseguimos fazer tudo que gostaríamos de ter feito, mas fizemos dentro do possível tudo o que esteve ao nosso alcance e foi possível fazer, sabemos que muito ainda precisa ser feito. Colocamos sempre a cidade e as pessoas a frente das nossas ações. Serei prefeito até o dia 31 de dezembro e quero se “Deus” me ajudar concluir e entregar todas as obras que estão em andamento, trabalharei incansavelmente para que isso aconteça e cumpra o meu compromisso com a nossa população. Por fim tenho a mais absoluta certeza que estarei entregando uma cidade muito melhor do que a que recebi em 2009, quando assumi a prefeitura e quero desejar boa sorte a nossa gente e a próxima administração”, falou emocionado o prefeito Zani  por tudo que conseguiu realizar.

Deixe um comentário abaixo