Pesquisa aponta que 50,5% dos consumidores devem presentear no Dia dos Namorados

Publicado em Por Hosana Cortenove

Uma pesquisa encomendada pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) aponta que 50,5% dos piracicabanos devem comprar presentes neste Dia dos Namorados.

Com margem de erro de 4,4% e nível de confiança de 95%, o levantamento foi realizado pela CW7 Pesquisas, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, com 434 moradores de Piracicaba.

O resultado apresenta quedas, tanto com relação ao Dia dos Namorados do ano passado – quando as afirmativas alcançaram 54% –, quanto na comparação com as expectativas para a última data comercial – que chegaram aos 60,4% no Dia das Mães.

“O resultado não foi tão promissor quanto o observado no Dia das Mães – o que é compreensível tendo em vista a importância que é Dia das Mães para o comércio. No entanto, um ponto importante a se observar é o fato de que, mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo País, a tendência afirmativa de compra continua aparecendo como maioria entre os respondentes”, analisa Paulo Roberto Checoli, presidente da Acipi.

Segundo a CW7 Pesquisas, o Dia dos Namorados de 2017 apresenta uma queda gradual na intenção de compra dos consumidores, tanto na comparação com 2013 – ano em que o primeiro levantamento foi realizado, em parceria com a Acipi, e quando as estimativas apontavam 65,9% –, quanto na relação com 2016 – quando as expectativas eram de 54%.

“Em 2017, caiu para 50,5% a intenção de compra dos entrevistados. Essa queda se deve à retração político-econômica, que vivemos em nosso País, desde o fim de 2014, aprofundada pela Lava Jato”, contextualiza Walton Pousa Neto, coordenador da pesquisa.

Entre os valores a serem gastos para a data, a melhor resposta foi a opção de gasto até R$ 100,00, que recebeu 60,3% das afirmativas. O perfil de consumidor prevalecente ficou com jovens do sexo masculino: “os homens são os que mais irão presentear, chegando a 64,2%, contra os 38,6% de mulheres”, diz Pousa.

Outra tendência observada na pesquisa dá conta de que Piracicaba continua sendo a principal cidade para as compras para mais de 90% dos entrevistados, que preferem comprar à vista (76,3%).

“Os entrevistados, apesar da crise, buscam produtos de qualidade e empresas que ofereçam um bom atendimento. Depois, aparecem os descontos e os preços bons. Com a facilidade de pesquisas de preço e avaliações de produtos e lojas, a exigência dos consumidores está cada vez maior”, afirma Pousa.

Para incrementar as vendas para o período, o Departamento de Promoções da Acipi desenvolveu a promoção: “Prêmios especiais como o seu amor”.

Com validade até 24 de junho, a ação sorteará: dez vales-compra de R$ 200 cada, 26 vales-compra de R$ 300 cada, três bicicletas e um vale-compra de R$ 1.500. A promoção é autorizada pela Caixa Econômica Federal, com certificado nº. 6-5163/2017.

Para conhecer as lojas participantes da promoção: “Prêmios especiais como o seu amor”, os interessados podem acessar o site: acipi.com.br.

 

 

Deixe um comentário abaixo