Piracicaba e Águas de São Pedro destacam-se pela vocação turística e cultural

Publicado em Por Adelle Gebara

A vocação turística e cultural da região de Piracicaba e Águas de São Pedro atrai, todos os meses, visitantes dos mais diversos pontos do estado de São Paulo e do Brasil. Os municípios aliam lazer e história a partir de seus museus, monumentos, águas termais e gastronomia diversificada.

Essa capacidade também fomenta a geração de empregos e fortalece a economia regional. De acordo com Antonio Carlos Bonfato, professor do Centro Universitário Senac, o turismo responde por quase 100% da entrada de verbas na cidade de Águas de São Pedro e, mesmo em um grande centro como Piracicaba, com sua economia dinâmica, a crescente participação do segmento nas receitas e na geração de vagas é notável.

Nesse contexto, o campus e a unidade do Senac Piracicaba possuem uma oferta de cursos livres e de ensino superior que atendem o dinamismo desse mercado e possibilitam ao aluno a aquisição de conhecimentos para atuar em empresas de eventos, restaurantes, agências de turismo, hotéis, locais com visitas guiadas, entre outras possibilidades.

Na unidade Piracicaba, as qualificações de curta duração são ideais para quem pretende se recolocar no mercado rapidamente. Neste campo, os cursos em destaque são Turismo Cultural – Orientador de Visitas, no qual o aluno aprende a conduzir visitas a partir das particularidades de cada espaço e do público; e Turismo Pedagógico, que pode abrir oportunidades para que guias atuem junto a instituições de ensino, agências, operadoras de turismo pedagógico (no planejamento e operação de roteiros) ou ainda na execução (condução dos grupos por parte dos guias de turismo).

Já para quem busca uma formação superior, o Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro oferece o curso Tecnologia em Hotelaria, que tem como objetivo preparar profissionais para atuar na operação e gestão de serviços de hospedagem, alimentação e entretenimento em hotéis, hostels, resorts, cruzeiros, flats, colônias de férias, acampamentos, pousadas e spas.

“Piracicaba e Águas de São Pedro destacam-se pela vocação turística e cultural” – Foto: Divulgação

Experiências únicas:

Famosa pela bacia hidrográfica e também pelas fontes hidrominerais, a região combina diferentes vertentes do turismo e propicia experiências únicas. “Ao lado dessas atrações, as cidades possuem marcos históricos, como a exploração de petróleo em Águas de São Pedro, que culminou com a criação dos banhos sulforosos e medicinais, e a fundação da ESALQ-USP em Piracicaba, uma das mais renomadas instituições de ensino de agricultura do país”, salienta Bonfato.

Áreas verdes, museus e locais famosos também atraem visitantes e completam as opções aos turistas nos municípios. Águas tem os parques Dr. Octavio Moura Andrade e José Benedito Zani, que recebem milhares de visitantes anualmente, e a trilha Caminho do Sol, inspirada nos Caminhos de Santiago. Já em Piracicaba, o Museu Prudente de Moraes, em homenagem ao 1º presidente civil do Brasil, e a famosa Rua do Porto apresentam cultura e gastronomia diversificada para todos os gostos.

Conheça mais:

Além dos cursos citados, o Senac Piracicaba e o Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro oferecem muitas outras opções que se relacionam com o potencial turístico e cultural da região. Para conhecer todas a programação, acesse os Portais www.sp.senac.br/piracicaba e www.sp.senac.br/universitarioaguas.

Deixe um comentário abaixo