Piracicaba enfrenta cidade da Costa Rica no Dia do Desafio 2015

Publicado em Por Diagramador

Em sorteio realizado nesta terça-feira no SESC Jundiaí, unidade inaugurada recentemente, coloca frente a frente às cidades de Piracicaba e Desamparados (Costa Rica), localizada na província de San José, capital do País da América Central, na edição 2015 do Challenge Day (Dia do Desafio) que acontece no dia 27 de maio.

O sorteio das cidades participantes para o continente americano reuniu autoridades internacionais, nacionais e representantes das unidades do Estado de São Paulo, além de dirigentes, coordenadores e demais convidados, assim como representantes da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras).

Em Piracicaba, o evento tem a coordenação da Prefeitura Municipal por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), em parceria com o SESC – Piracicaba e com as demais secretarias municipais, entidades, empresas e instituições do município.

Estiveram representando a Selam no evento, o chefe do setor de eventos, Alexandre Nascimento, gerente de projetos, Roger Carneiro, coordenador do PAM (Programa de Atividades Motoras), professor Clévis Spada, além de representante da Secretaria de Administração, por meio do setor de informações 156, SESC Piracicaba, Diretoria de Ensino, grupos e entidades.

No ano passado quando desafiou São Gonçalo, localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, 48,95% da população piracicabana participou do Dia do Desafio, segundo dados do SESC, o que representou 178.623 pessoas contra 7,77% dos fluminenses (79.682 pessoas), superando a participação de 2013 que ficou em 40,95% quando a cidade desafiou Florianópolis.

“Piracicaba participa do Dia do Desafio desde sua primeira edição em 1995 e a cada ano a população vem aderindo cada vez mais a ideia da prática diária de algum tipo de atividade física, em especial no dia deste evento internacional – Challenge Day”. Trata-se do maior evento de participação ativa do mundo, destacou o secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, que esteve presente no evento de lançamento.

Por conta disso, uma vasta programação está sendo elaborada pela Selam  e SESC local para o dia 27 de maio (das 0h às 21h) – data do evento, com muitas atrações espalhadas por diversos locais do município como Praça José Bonifácio e Estação da Paulista, além de inúmeras adesões da sociedade organizada que já começaram a ocorrer em março durante lançamento regional do evento.

Entre as autoridades nacionais estiveram presentes no lançamento Maria Luiza de Souza Dias, Cássia Damiani, Diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério de Esportes, Edson Severo, Conselheiro SESC e representante do Prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi e Jorge Jayme, Gerente de Esporte e Lazer do Departamento Nacional, Coordenadora do Dia do Desafio na América Latina que durante a cerimônia afirmou que o objetivo da competição é criar uma vida mais saudável e plena para a sociedade.

Entre as autoridades internacionais presentes no lançamento estavam Leopoldo Lorenzo Rosales, Especialista do Instituto Nacional de Deportes, Educación Física e Recreación e Coordenador do Dia do Desafio em Cuba, Catalina Ontaneda, Ministra de Deporte do Equador, Soterio Ramires, Vice Ministro de Deporte para Todos da Repúlica Dominicana e  Jayne Debra Greenberg, Diretora de Educação Física das Escolas Públicas de Miami, Estados Unidos.

Durante o evento houve o sorteio entre as cidades participantes. No total 3091 cidades de 22 países estão inscritas nesta edição do Dia do Desafio.

Belletti ex -ogador de futebol, Dante jogador de vôlei da Seleção Brasileira, Helinho jogador de basquete e Maik Santos, jogador de handebol compuseram o time de atletas que falaram sobre a importância do esporte. O lançamento do Dia do Desafio também contou com intervenções esportivas e show de Paula Lima que empolgou a plateia.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela Tafisa-Trim & Fitness International Sport for All Association e no Continente Americano pelo SESC São Paulo. Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem qualquer tipo de atividade físico-esportiva.

Deixe um comentário abaixo