Piracicaba investe no turismo para gerar emprego e renda

Publicado em Por Hosana Cortenove

Turismo receptivo e rural estão em ascensão e são alternativas para pessoas que buscam nova área de trabalho

 O turismo receptivo e rural em Piracicaba são segmentos com potencial para gerar emprego e renda no município, que possui grande vocação para o crescimento no setor. Uma pesquisa contratada pela Secretaria de Turismo de Piracicaba aponta que o Complexo Turístico da Rua do Porto recebe em média 1,16 milhões de pessoas por ano. O movimento turístico internacional nos finais de semana no local chega a 7,21%. Os turistas nacionais representam um quarto de toda a demanda, respondendo por 24,34% da flutuação turística.

Segundo a secretária municipal de Turismo, Rose Massarutto, o poder público está investido no turismo rural e na revitalização do cartão-postal do município, o Complexo Turístico da Rua do Porto. O objetivo é fomentar ainda mais o setor. “Temos vários projetos e planos para o desenvolvimento do turismo em Piracicaba, que é uma alternativa geradora de mais empregos e renda para nosso cidadão. A proposta de investir no turismo é um diferencial e uma realidade que a cidade pode dizer que possui”, afirma.

As festas tradicionais, como a Festa do Milho, da Cocanha, do Divino e outras, além do turismo rural e na Rua do Porto, contribuem para que a área reflita em grande impacto na economia local e garanta geração de renda. A rota tirolesa, por exemplo, é uma viagem à cultura trentina-tirolesa dos bairros rurais Santana e Santa Olímpia. Há ainda o passeio de barco pelo Tanquã, conhecido como “Pantanal Paulista”.

O Senac Piracicaba realiza, desde 2011, parcerias com a administração municipal para desenvolver cursos de empreendedorismo, negócios e turismo, inclusive com um projeto nas comunidades de Santana e Santa Olímpia.

“O turismo rural é um setor em crescimento. Piracicaba possui grande potencial para isso e recursos que podem ser explorados com sustentabilidade. Os atrativos turísticos significam uma importante fonte de geração de renda e é um caminho para o crescimento da empregabilidade e do empreendedorismo”, afirma Giordana Zani, coordenadora da área Hotelaria e Turismo do Senac Piracicaba.

Para atender essa demanda de mão de obra na área de turismo, o Senac Piracicaba oferece cursos a área, entre eles Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Hospedagem, Agência de Turismo: práticas operacionais e tendências do mercado de viagens,  Turismo Cultural – orientador de visitas e Turismo Pedagógico. As inscrições estão abertas.

Mais informações sobre os pré-requisitos e inscrições podem ser obtidas no portal www.sp.senac.br/piracicaba ou pelo telefone (19) 2105-0199.

Deixe um comentário abaixo