Piracicaba retoma coleta para exames de DNA no CRAB Cecap

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Piracicaba voltou nesta sexta-feira (7), a coletar material biológico para investigação de paternidade. O serviço está instalado no CRAB Cecap, na Avenida Gustavo Adolfo Franco Bueno, s/n, e atenderá todas as sexta-feira, das 9h às 16 horas, exclusivamente pessoas agendadas pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc-SP), apresentando a intimação do Judiciário.

O exame de DNA iniciou em 2011 e é fruto de parceria do município com o Imesc. Até então, as pessoas eram obrigadas a ir à São Paulo, onde fica o instituto, para realizar a coleta. No entanto, em outubro do ano passado o serviço foi interrompido, devido à falta de profissionais. A equipe originária, capacitada pelo Imesc, não foi renovada em tempo. Por se tratar de um serviço com rotina diferenciada, que exige muita atenção, postura firme, ética, controle emocional, todos os seus integrantes precisam passar por treinamento específico.

Piracicaba retoma coleta para exames de DNA no CRAB Cecap

Piracicaba retoma coleta para exames de DNA no CRAB Cecap – Foto: Divulgação

Agora, com a capacitação da nova equipe, realizada no dia 24 de janeiro, o serviço está sendo retomado. Oito profissionais da rede passaram pelo treinamento e vão se dividir em equipes de 3 pessoas para cada dia de atendimento. As coletas são agendadas pelo Imesc-SP, e a convocação das pessoas é feita por meio de intimação judicial entregue por oficial de Justiça. Cabe ao município receber essas pessoas, realizar a entrevista, seguida da coleta do material.

Portanto, às sextas-feiras não haverá no CRAB Cecap procedimentos eletivos de enfermagem, nem imunização contra febre amarela. A equipe ficará destinada exclusivamente às ações do Imesc.

NÚMERO DE ATENDIDOS – Segundo o Imesc, em 2014, das 236 famílias que estavam com exames agendados, 149 compareceram e coletaram material. Em 2015, foram 66 agendamentos e 34 comparecimentos para coletas. Em 2016, fora 170 agendamentos e 70 compareceram para coleta do exame. Vale destacar que a diferença entre os números, no caso, não está relacionada ao serviço em si, mas à falta dos convocados no dia da coleta. Para esta sexta-feira está previsto o atendimento de 17 famílias, equivalente a 52 periciandos.

Deixe um comentário abaixo