Piracicaba terá Dia de Luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica

Publicado em Por Adelle Gebara

Sancionado pelo presidente Michel Temer (PMDB) em julho, o Dia Nacional de Luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica, instituído por iniciativa do senador Romário Faria (PSB-RJ), inspirou o vereador de Piracicaba, André Bandeira (PSDB) a propor a criação da data em nível local.

“Piracicaba terá Dia de Luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica” – Foto: Arquivo/Jornal O Regional

O projeto de lei 141/2017, aprovado em primeira discussão na 52ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (18), define 21 de junho como o “Dia Municipal de Luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica”, o qual passa a fazer parte do calendário oficial de eventos de Piracicaba.

A propositura ainda será votada mais uma vez pela Câmara Municipal antes de seguir para o Executivo.

Doença neurodegenerativa progressiva e fatal, a esclerose lateral amiotrófica é caracterizada pela degeneração dos neurônios motores (células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos) e incapacita o portador à medida que avança.

A pessoa sente dificuldades de se locomover, comer e falar, perde a habilidade dos movimentos (inclusive das próprias mãos) e não consegue ficar de pé por muito tempo, pois a doença acaba por afetar toda sua musculatura. Geralmente, a ELA atinge adultos e idosos, mas há casos de pessoas que apresentam a doença aos 20 anos.

Deixe um comentário abaixo