População de Torrinha já consome água captada do Poção da Sabesp

Publicado em Por William Camargo

A população de Torrinha (SP) já consome desde a semana passada a água vinda do Aquífero Guarani através do Poção da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A obra deve ser inaugurada oficialmente no dia 28 deste mês.

O poço profundo, ou o ‘Poção’, como ficou conhecido em Torrinha foi um dos primeiros compromissos firmados entre a Sabesp e a prefeitura da cidade logo que o convênio foi firmado em 2013. Uma obra complexa e que além de garantir água de excelente qualidade para a população por pelo menos três décadas será ainda uma obra padrão da empresa.

As obras tiveram início ainda em 2013, e pela distância e a complexidade só tiveram fim neste ano. Junto ao Poço foi necessário construir ainda 8 quilômetros de adutora, percorrendo a maior parte estrada rural até chegar a cidade até o reservatório central da Sabesp, próximo a prefeitura.

O local da perfuração, na região dos Três Saltos às margens do Rio Pinheirinho foi escolhido após estudos geológicos. São 420 metros de profundidade, pelo menos 100 metros de rocha perfuradas até encontrar o lençol freático. A vazão estimada do novo poço é de 150 metros cúbicos por hora, o que garantiria abastecimento para uma cidade com mais de 60 mil pessoas. Ao todo, foram cerca de R$8,5 milhões investidos pela empresa na cidade desde a assinatura há três anos. A ETA (Estação de Tratamento de Água), toda reformada, servirá como ‘backup’, ou seja, será acionada em casos eventuais de necessidade.

O prefeito Thiago Rochiti lembrou que a água já foi considerada um dos maiores problemas da administração municipal.
“Agua é uma questão de saúde pública, por isso não medimos esforços em conquistar esse convênio com a Sabesp. Foi uma enorme revolução no sistema de abastecimento da nossa cidade, antes completamente deficitário.São investimentos que o município jamais poderia ter realizado com recursos próprios. Hoje qualquer torrinhense pode beber com segurança água da melhor qualidade com um sistema que é modelo em todo o Estado”, destaca o prefeito.
Antes de bombear água definitivamente, foi necessária a desintoxicação da tubulação.

População de Torrinha já consome água captada do Poção da Sabesp

O Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul e constitui-se em uma importante reserva estratégica para o abastecimento da população, para o desenvolvimento das atividades econômicas e do lazer.

Deixe um comentário abaixo