Posto do SEBRAE é inaugurado em São Pedro

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Inauguração do Sebrae Aqui 5 dezembro 2017 (14)

Inauguração do Sebrae Aqui 5 dezembro 2017 (14) – Foto: José Marino

Nesta terça-feira, (5), foi inaugurado o Posto do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) na cidade de São Pedro, em parceria com o SEBRAE São Paulo; ACISPI (Associação Comercial e Industrial de São Pedro) e Prefeitura Municipal de São Pedro.

Além do Gerente Regional do SEBRAE Piracicaba, Jardel José Busarello; do presidente da ACISP – Flavio Castelari e Prefeito de São Pedro, Helinho Zanatta, prestigiaram o evento, o Prefeito de Rio das Pedras, Carlos Defavari; Presidente da Câmara Municipal, Antônio Benedito Ferraz Toledo, o Toninho da Sorveteria (PSL); o vereador, Adriano Vitor de Oliveira; a Secretária da Educação, Cleia Maria da Luz Rivero; o Secretário de Governo, Pedro Luis Aguiar; o vice-presidente da FACESP RA8, Gino José Torrezan; a Presidente da Associação de Moradores do Bairro Theodoro de Souza Barros, Cleuza de Souza Barros; o vice-presidente da ACISPI, Jorge Luiz Morette e o administrador do shopping São Pedro, Messias Teles Ferreira Júnior.

Com foco no estímulo ao empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, o SEBRAE atua em: educação empreendedora; capacitação dos empreendedores e empresários; articulação de políticas públicas que criem um ambiente legal mais favorável; acesso a novos mercados; acesso a tecnologia e inovação; orientação para o acesso aos serviços financeiros.

O Gerente Regional do SEBRAE Piracicaba, Jardel Busarello, falou da importância do apoio da Associação Comercial e da Prefeitura para a implantação do posto do SEBRAE em São Pedro e passou números das ações no município, “Este ano fizemos em São Pedro 1.648 atendimentos e o universo é de 2.607 empresas, das quais 1.428 são MEIs, (Microempreendedores Individuais) 1.027 MEs (MicroEmpresas) e 152 EPPs (Empresa de Pequeno Porte) “, informou Jardel Busarello, que destacou o grande potencial para o crescimento deste segmento no município.

O gerente lembrou também que a conversa com os parceiros teve início há aproximadamente um ano.

“Quebramos várias barreiras e quero agradecer aos parceiros pelo empenho para que este novo capítulo possa começar a ser escrito hoje”, disse.

O Presidente da Associação Comercial de São Pedro, Flávio Castellari, ao fazer o uso da palavra agradeceu a todos pela presença e mencionou as diversas cooperativas que são fundamentais para a cidade e região. “Esse passo que o SEBRAE está dando é muito importante e interessante para a nossa cidade, além de facilitar também o acesso para os nossos empresários. Empreender no Brasil, como já sabemos, é uma tarefa difícil, mas sabendo controlar o que é controlável, isto é, aprender a empreender, se organizar e se informar cada vez mais, você consegue obter sucesso empresarial em conjunto com o SEBRAE”, disse Castellari.

Por fim, o Prefeito Hélio Donizete Zanatta (PPS) agradeceu ao empenho de toda a equipe, à iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Macro e Pequenas Empresas, ao Carlos Defavari, Prefeito da cidade de Rio das Pedras, aos representantes da pasta, à imprensa presente e à Câmara dos Vereadores. “É um prazer presenciar este momento e comemorar junto com vocês. Agora, devemos avançar em cima dos nossos empreendedores e mostrar para eles que aqui no SEBREAE, poderão ampliar e melhorar a qualidade do atendimento a nossa população”, falou o prefeito.

Sobre o SEBRAE – O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade privada sem fins lucrativos. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país. Desde 1972, trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte.

Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o SEBRAE atua em todo o território nacional. Onde tem Brasil, tem SEBRAE. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 unidades da Federação.

O SEBRAE Nacional é responsável pelo direcionamento estratégico do sistema, definindo diretrizes e prioridades de atuação. As unidades estaduais desenvolvem ações de acordo com a realidade regional e as diretrizes nacionais. Em todo o país, mais de 5 mil colaboradores diretos e cerca de 8 mil consultores e instrutores credenciados trabalham para transmitir conhecimento para quem tem ou deseja abrir um negócio.

O SEBRAE é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, mas não é uma instituição financeira, por isso não empresta dinheiro. Articula (junto aos bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito) a criação de produtos financeiros adequados às necessidades do segmento. Também orienta os empreendedores para que o acesso ao crédito seja, de fato, um instrumento de melhoria do negócio.

Deixe um comentário abaixo