Prefeito Barjas Negri visita o evento de agronegócio Copla Campo

Publicado em Por William Camargo

O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, mais o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Waldemar Gimenez, e o vereador Gilmar Rotta, estiveram na última terça-feira (22), visitando o Copla Campo, realizado na Unidade de Grãos da Cooperativa dos Plantadores de Cana (Coplacana). Eles foram recepcionados por Arnaldo Bortoletto, presidente da Cooperativa e José Coral, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (Afocapi).

O prefeito fez questão de percorrer toda a feira e visitou os estandes das empresas que estão expondo no local. Atento a todas as novidades, ele reconheceu a grandiosidade do evento. “Montar um evento como este não deve ser tarefa fácil e exige muita eficácia e comprometimento dos organizadores, por envolver diversos aspectos como logística, já que tem empresas de todas as partes do país, que se deslocam para Piracicaba, com maquinários de grande porte, para participar desta feira”, observou.

O secretário Waldemar Gimenez diz que sempre faz questão de visitar as edições do Copla Campo, por entender ser uma iniciativa importante por possibilitar que o agricultor tenha acesso às novas tecnologias e possa dessa forma, ter subsídios para melhorar a sua produção.

O presidente da Coplacana diz que o evento ratifica Piracicaba como referência, mostrando todo seu dinamismo em relação ao setor sucroenergético. “E a presença do prefeito ao Copla Campo sinaliza que a sua administração continuará apoiando fortemente a agricultura e a zona rural. Queremos que, principalmente, o pequeno e médio produtor tenham êxito no gerenciamento de suas produções já que grande parte delas abastecem a mesa do piracicabano”.

José Coral disse ser uma honra receber o prefeito no Copla Campo, já que “Barjas sempre se mostrou ser um entusiasta e incentivador do setor canavieiro e também da agricultura local. E aqui neste espaço está sintetizado tudo o que há de melhor em termos de tecnologia no campo, para beneficiar o produtor, desde o preparo até a etapa final de sua produção”.

SEMA, SEBRAE E COPLACANA – A Prefeitura, por meio da Sema, ratificou o convênio firmado pela Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana), com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas), com apoio da Casa do Produtor Rural (Esalq), que oferecerá cursos gratuitos voltados ao agricultor: olericultura (hortaliças) e fruticultura (frutas).

A assinatura do contrato aconteceu na manhã de hoje, 22/02, na Unidade de Grãos da Cooperativa e contou com as participações de Waldemar Gimenez, secretário da Sema, Arnaldo Bortoletto, presidente da Coplacana, Milton Cesar de Paiva, gestor de agronegócio do Sebrae, Luiz Gustavo Nussio, diretor da Esalq/USP e João Scarpare, representando da Casa do Produtor Rural (Esalq) e do vereador Gilmar Rotta.

No total são 55 vagas, sendo 30 para olericultura e 25 para fruticultura. Waldemar Gimenez diz que a Sema participa como parceira dessa iniciativa por entender que ela pensa principalmente no pequeno e médio produtor rural, para que tenha noções de mercado e compartilhem informações para gerir melhor a sua propriedade.

O secretário destaca que em diversas oportunidades a Sema apostou em cursos de capacitação aos agricultores, além de oferecer a ele toda assessoria, com palestras e execução de serviços, visando o aumento e valorização de sua produção. “Tanto a Coplacana como o Sebrae são parceiros que sempre se colocaram à disposição para melhorar o conhecimento do homem do campo”, observou.

Deixe um comentário abaixo