Prefeito retoma conversações para elaboração do Plano Diretor de Ipeúna

Publicado em Por Diagramador

O prefeito Ildebran Prata recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (14), representantes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita” (Unesp), campus Rio Claro, para retomar as negociações para a elaboração do Plano Diretor de Ipeúna. Participaram do encontro o vice-prefeito José Antonio de Campos e os professores Dr. Sérgio dos Anjos Ferreira Pinto, Dr. Sérgio Antonelo, Dr. Carlo Burigo e Dr. Gilberto José Garcia.

Na oportunidade, o prefeito Ildebran apresentou aos docentes a necessidade da elaboração de um Plano Diretor para o município. “O Plano Diretor é um conjunto de normas e diretrizes de funcionamento e desenvolvimento do município, a serem utilizadas como base para que as decisões dos gestores envolvidos no processo de desenvolvimento do município convirjam, tanto quanto possível, na direção desses objetivos”, explica.

O prefeito destacou a importância da elaboração de um Plano Diretor completo, que contemple não só o desenvolvimento urbano, mas também rural do município. “Existem muitas cidades que elaboram Plano Diretor incluindo somente a área urbana, no caso de Ipeúna, nosso objetivo é abranger todo o município a fim de atender todas as demandas existentes”, ressalta.

Segundo ele, a preservação das nascentes de água, a conservação das águas e também a gestão dos resíduos sólidos, especificamente o lixo doméstico, são algumas das demandas da zona rural, mas, “com impacto direto na zona urbana”, salienta. Outra questão relevante para a elaboração do Plano Diretor é o zoneamento de exploração dos recursos naturais do município.

Os representantes da Unesp se mostraram otimistas e o próximo passo será a apresentação de um orçamento para a elaboração do Plano Diretor, além de um cronograma de trabalho. Para a elaboração do Plano Diretor, no entanto, o professor Dr. Sérgio dos Anjos Ferreira Pinto falou sobre a possibilidade de um convênio com a Fundep – Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, que mantém parceria com a Unesp. A Prefeitura de Ipeúna mantém convênio com a Universidade para o monitoramento de bacias e preservação das águas, desde 2010, que vem produzindo bons resultados.

Deixe um comentário abaixo