Prefeito Zani fala sobre os oito anos à frente da Prefeitura de Santa Maria da Serra

Publicado em Por Hosana Cortenove

Nesta semana, em virtude do encerramento do mandato do prefeito de Santa Maria da Serra, Josias Zani Neto (DEM), que foi eleito para seu primeiro mandato em 2008 e reeleito em 2012, concedeu uma entrevista ao Jornal “O Regional.

Jornal “O Regional”: Prefeito Zani, o senhor já está completando 08 anos de mandato e deixará o cargo no próximo dia 31 de dezembro. Como foi estar a frente da administração da cidade nestes oito anos?

Zani: Caro amigo Marino e leitores do Jornal “O Regional”, poder ser prefeito de Santa Maria da Serra sempre foi considerado por mim uma missão voltada a fazer o melhor para nossa comunidade. Fico muito feliz em ter essa oportunidade de estar também prestando contas a população sobre o nosso mandato, destacando algumas ações importantes que fizemos nesses anos. Chegando ao final de nosso mandato digo que talvez eu tenha feito muito menos do que eu pretendia, porém fiz tudo o que foi possível, com grandes conquistas para a cidade, mesmo tendo enfrentado há alguns anos uma crise econômica grande, que afetou não somente nossa cidade mais diversos municípios pequenos, principalmente que dependem assim como nós de emendas e recursos dos governos, divido a baixa arrecadação. Mesmo assim muito foram os desafios vencidos pela nossa administração, graças ao apoio de cada servidor, de nosso secretariado e todos os cidadãos, com quem sempre compartilhamos nossas conquistas. Tenho a certeza que temos uma cidade antes de 2009 e outra depois.

Jornal “O Regional”: Prefeito quais foram esses resultados e como a população pode sentir no dia a dia essas melhorias em obras e serviços que o senhor cita?
Resposta Zani: Os resultados estão visíveis a todos e foram realizados nos quatro cantos da cidade, tanto nas melhorias que aplicamos nos serviços que a prefeitura hoje presta a toda população como nas obras das quais a população pode usufruir. Um bom parâmetro para fazer essa comparação pode ser medido no número de matriculas que aumentaram em nossa rede municipal de ensino, em 2009 eram apenas 150 alunos e hoje são mais de cinco vezes mais. E isso não é só número é um fato. Melhoramos a qualidade da merenda servida aos alunos das redes municipal e estadual, fizemos diversas melhorias na EMEB Zina Saviolo Cury, construímos 8 novas salas de aula e realizamos a cobertura da quadra, além da construção em parceria com o Governo do Estado da Escola Estadual “Frei Fernando Maria Fachini”, da nova creche escola “João professor” e a segunda creche que está sendo construída, pois isso foi uma conquista inédita podermos conquistar duas creches escolas. Tivemos uma grande melhoria na qualidade do ensino através do apostilamento, onde nossos alunos recebem os mesmos ensinamentos de escolas particulares e poderão competir em direitos de igualdade. Sempre tive um carinho muito grande por essa área, inclusive pela minha formação profissional.

Jornal “O Regional”: Em outras áreas quais seriam os avanços e melhorias de sua gestão nestes oito anos, tem como falar sobre?

Prefeito Zani fala sobre os oito anos à frente da Prefeitura de Santa Maria da Serra

Prefeito Zani fala sobre os oito anos à frente da Prefeitura de Santa Maria da Serra – Foto: JR

Resposta Zani: Marino podemos falar da saúde, por exemplo, essa é outra área que sempre tive grande atenção, porque afeta diretamente a vida das pessoas e necessita de ações imediatas a curto prazo. Nessa área, por exemplo, reformamos duas vezes completamente o Centro de Saúde Amália Gotardo Manesco, em parceria de recursos com o Governo do Estado, criamos novas salas e melhoramos o fluxo da população na utilização desse prédio quando necessita de consultas, exames e remédios. Ampliamos a distribuição de medicamentos no Centro de Saúde e no Serviço Social da Saúde, ampliamos o número de pessoas transportadas para tratamento em especialidades em outros municípios. Transportamos por mês cerca de mil pessoas para mais de dez cidades do Estado, conquistamos duas novas ambulâncias, inclusive uma para transporte especial de pacientes com suporte básico, mantivemos o atendimento 24 horas com médicos plantonistas, recentemente assinamos um convênio para termos o atendimento de transporte de pacientes com as ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), pagando um valor “por cada cidadão” para esse serviço, inauguramos o Centro de Fisioterapia e adquirimos mais equipamentos com  recursos próprios, entre outras ações  que sabemos que foram sentidas diretamente pela comunidade, mesmo sabendo que sempre há algo mais a ser feito para melhorar. Mais tivemos toda a atenção na área da saúde e realizamos importantes investimentos, ressalto ainda a construção da Unidade Básica de Saúde no Jardim Bom Jesus que será entregue ainda esse ano totalmente equipada e pronta para entrar em uso no próximo ano.

Jornal “O Regional”: Sabemos que mesmo diante da crise diversas obras também foram realizadas, além de algumas já citadas. Você poderia nos enumerar outras conquistas.

“ser prefeito da cidade sempre foi visto como uma grande missão”

Prefeito Zani: Tivemos a reforma da Praça São Benedito, a cobertura da Quadra da Terceira Idade, a construção das casas do Programa Minha Casa Minha Vida do Jardim Itália, Unidade Básica de Saúde do Jardim Bom Jesus, como já dito anteriormente a construção de mais uma Creche Escola, a ponte de acesso do Jardim Itália, as melhorias de ampliação da duplicação da Avenida Thomás Firmino da Silva, entre outras. Isso sem falarmos na manutenção de tudo aquilo que conquistamos e da estrutura municipal. Sabemos que a crise econômica afetou fortemente os municípios e com ela tivemos maiores dificuldades na conquista de recursos, mas não ficamos nos lamentando e trancado no gabinete, conseguimos mais de 23 milhões nesses anos. Fomos a São Paulo e Brasília e brigamos por nossa cidade, buscando sempre fazer o melhor. Tenho a certeza que com isso deixaremos uma Santa Maria da Serra muito melhor do que pegamos e a história reconhecerá isso, assim como grande parte de nossa comunidade reconhece e sabe.

Jornal “O Regional”: Prefeito nos deixe uma mensagem final aos nossos leitores e a população.

Prefeito Zani: Marino agradeço essa oportunidade. Quero agradecer aos eleitores que votaram em mim em 2008 e 2012 para dirigir os destinos de nossa cidade. Quero agradecer também a minha esposa Alessandra Zani, uma grande companheira e mulher de valor e aos meus familiares que souberam compreender minha ausência. Mais importante que isso, eles sempre estiveram do meu lado. Agradeço a todo o meu secretariado, que deram suporte, assessoria em geral e todos nossos servidores, que fizeram e fazem parte desta engrenagem para que as coisas pudessem acontecer positivamente, fazer projetos, executar ações.  Não posso deixar de agradecer também aos deputados federal e estadual que nos ajudaram nesses oito anos, abrindo portas para conquista de importantes recursos, mostrando que a boa política traz resultados importantes para a cidade. Posso dizer que o próximo prefeito de nossa cidade vai assumir uma cidade com a frota renovada, cidade recapeada, prédios públicos com a manutenção em dia. Como dizem vai pegar uma cidade redonda, porque sempre fizemos desde o primeiro dia o melhor para a nossa cidade, sempre com amor e como eu já disse encarando isso como uma missão. Desejo a todos os seus leitores, assim como a população de Santa Maria da Serra possam ter um Feliz Natal e um Feliz 2017 e que nossa cidade e nosso País possa trilhar pelos bons caminhos.

Deixe um comentário abaixo