Prefeito Zani participa do movimento “Municípios Contra a Crise”

Publicado em Por Diagramador

Nesta quarta-feira, o Prefeito de Santa Maria da Serra Josias Zani Neto (DEM) esteve no Auditório Paulo Kobayashi na Assembléia Legislativa de São Paulo, participando do movimento coordenado pela APM (Associação Paulista de Municípios) reunindo Prefeitos do Estado de São Paulo para debater e propor caminhos para a crise financeira que os municípios brasileiros estão passando.

Estiveram presentes 245 Prefeitos paulistas e a mesa de coordenação foi presidida pelo Presidente da APM e Prefeito de São Manoel Marcos Monti, além do Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo Deputado Estadual Fernando Capez, Prefeito de Campinas Jonas Donizette, Prefeita de Guarujá, Antonieta, presidentes de associações regionais de prefeituras e diversos deputados estaduais.

Durante todas as falas, a crise financeira das prefeituras, motivada pela queda de arrecadação e dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios e do ICMS, vem provocando o atraso de pagamento das prefeituras, seja da folha de pagamento dos servidores, ou mesmo dos fornecedores de produtos e serviços das prefeituras. Outro caso muito discutido entre os discursos, foi a situação financeira que atravessa o Estado do Rio Grande do Sul, onde a crise financeira vem abalando o funcionamento do Governo do Estado que parcelou a folha de pagamento mensal em tres parcelas.

Ao final do encontro, foram apresentadas algumas propostas de encaminhamento para uma saída dessa crise que seria encaminhada aos diversos setores envolvidos que podem colaborar para uma amenização dos efeitos da crise, entre eles, propostas para a Assembléia Legislativa, Governo do Estado de São Paulo, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça do Estado.

O presidente da APM Marcos Monti e um grupo de Prefeitos  presidentes de associações  foram recebidos no mesmo dia a noite no Palácio dos Bandeirantes pelo Governador Geraldo Alckmin (PSDB) para apresentação da carta de propostas para enfrentar a crise financeira.

Para Zani o encontro foi de grande importância, representando a união dos municípios por soluções.

“Não temos duvidas de que temos que nos unir para enfrentarmos não somente este momento de crise, mas como também para buscarmos soluções para os problemas comuns existentes nos municípios. Por isso reuniões como essas tem grande significado e esperamos que possamos colher brevemente frutos desse trabalho”, afirma Zani.

Deixe um comentário abaixo