Prefeitura alerta mudança na data e horário da aplicação do Encceja

Publicado em Por Adelle Gebara

“Prefeitura alerta mudança na data e horário da aplicação do Encceja” – Foto: Internet

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) inicialmente marcado para o dia 22 do próximo mês de outubro, a gora será realizado em nova data e horário, dia 19 de novembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu adiar a o horário da prova para às 09h00, no período da manhã, e para as 15h30, no período da tarde.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova voluntária e gratuita realizada pelo Ministério da Educação para aqueles que buscam uma certificação de conclusão do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental.

O exame terá uma edição nacional e também uma edição no exterior para brasileiros que estejam morando fora do país.

A partir deste ano, com a publicação da Portaria nº 468 de 3 de abril de 2017, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderão ser utilizados para fins e certificação do Ensino Médio.

Dessa forma, o Encceja passa a ser ofertado para participantes que desejam certificar-se no Ensino Médio e no Ensino Fundamental tanto no Brasil quanto no Exterior. O participante deverá optar pelo nível de ensino que deseja obter o certificado no momento da inscrição.

O exame pode fornecer o diploma de ensino fundamental ou ensino médio para pessoas que não se formaram na idade escolar correta.

Em 2017, será aplicado para 1.573.862 candidatos. Desses, 301.583 farão provas para o ensino fundamental e 1.272.279, para o ensino médio.

A aplicação ocorrerá em 564 municípios do Brasil.

Para fazer a prova do Encceja de nível fundamental, os interessados devem ter a idade mínima exigida de 15 anos. Já os participantes do nível médio precisam ter a idade mínima de 18 anos. Os interessados podem se inscrever no site portal. inep.gov.br/encceja no link Encceja Exterior ou Encceja Nacional. Todos devem ter o CPF para a inscrição.

As provas do Encceja 2017 serão compostas por 30 itens de múltipla escolha, e para obter o certificado Encceja o participante deve acertar pelo menos 50% das alternativas em cada área, inclusive na redação. No total, serão 120 questões e mais a redação.

Deixe um comentário abaixo