Prefeitura comprou mais de 400 livros infantis para EMTI

Publicado em Por Adelle Gebara

A Prefeitura de Ipeúna adquiriu 411 novos livros, que estão reforçando o acervo da Escola Municipal de Tempo integral (EMTI). Os livros já estão à disposição na unidade escolar e tem como objetivo incentivar os cerca de 200 alunos a cultivarem um dos hábitos mais prazerosos desenvolvidos pelo ser humano ao longo da história: o da leitura.

De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Elisandreia Aparecida Pinto, a coleção de livros tem uma proposta pedagógica de interação com a criança, por meio de jogos e brincadeiras, como fantoches, quebra-cabeça, perguntas, fichas extras com informações adicionais, entre outros atrativos -, que estimulam o processo de aprendizagem de maneira prazerosa.

Os livros agradaram em cheio as crianças, que, segundo a coordenadora, não veem a hora de irem para a Sala de Leitura. “As crianças gostaram tanto dos livros novos que até nos momentos do recreio e descanso, querem ir para a Sala de Leitura”, conta a educadora. Ela salienta que o diferencial dos livros novos é a possibilidade de interagir durante a leitura. “Além disso, os livros têm uma visual muito atraente e acabamento muito bonito, alguns deles com ilustrações em 3D (que se destacam conforme as páginas são viradas), chamando a atenção dos alunos”.

O aluno Kaio Fernando Colombo, 8, do 3º ano A, concentrou-se na montagem do quebra-cabeça, que faz parte do livro Fiona, a Fada Malvada. “Esse livro é muito legal, tem cinco quebra-cabeças que a gente vai montando enquanto lê a história. Eu nunca tinha lido um livro assim”, comentou. Já a aluna Mariane Cavalcante Nunes, 8, do 3º ano A, ficou encantada com as possibilidades propostas nos livros. “Esse que eu peguei o Mundo Rosa, parece que os personagens e os cenários estão se mexendo de verdade, é muito legal.”

“Prefeitura comprou mais de 400 livros infantis para EMTI” – Foto: Divulgação

Outra novidade são os livros em quadrinhos. As alunas Dandara e Raniele, 8, ambas do 3º A, compartilharam a leitura de um livro em quadrinhos. “Gosto muito das revistinhas em quadrinhos, por isso, peguei esse; e como ele é grande, dá pra nós duas lermos juntas”, afirmou Dandara.

Divididos por classes, os alunos da EMTI frequentam a Sala de Leitura uma vez por semana, quando podem fazer a leitura dos livros. “Parte dos livros de todo o acervo da Escola está disponível para retirada. Os alunos escolhem um livro para levar para casa e podem devolvê-lo no prazo de sete dias”, explica a coordenadora.

Deixe um comentário abaixo