Prefeitura promove ações para o fomentar o Turismo em Charqueada

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Prefeitura promove ações para o fomentar o Turismo em Charqueada (2)

Prefeitura promove ações para o fomentar o Turismo em Charqueada (2) – Foto: Divulgação

Após ter sido aprovado pela Câmara Municipal de Charqueada, o Projeto de Lei nº 63/17, de autoria do Executivo Municipal, que institui o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), o FUMTUR (Fundo Municipal de Turismo). Um dos últimos trabalhos a frente do executivo, como prefeito em exercício, Dr. Carlos Roberto Biegas constituiu oficialmente o Comtur.

O Comtur que tem por objetivo discutir e fomentar ações e projetos para o desenvolvimento do turismo na cidade ficou composto: pelo prefeito, Romeu Verdi; o vice-prefeito Dr. Biegas, tendo como presidente, Sueli do Vale L. Del Pino e vice-presidente, Wanda Maria P. Assarisse; secretário executivo, Carlos Eduardo de Souza Del Pino e secretaria adjunta, Sandra Zotelli, contando ainda com o trabalho da Consultora Técnica Rose Massarutto.

Nesta, terça feira (31), aconteceu às 10 horas, no centro cívico a 4º reunião do conselho que é formado por membros do executivo e da sociedade civil, que reúne associações de classe e representantes da iniciativa privada.

As discussões estão acontecendo para a realização do PDDT (Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico) da cidade e para a organização da documentação necessária para que o município possa pleitear o MIT (Município de Interesse Turístico) junto a Secretaria Estadual do Turismo de São Paulo. O MIT será uma certificação que concede ao município a disponibilização de aproximadamente 600 mil para serem investidos em infra estrutura e fomentação do turismo.

Segundo Dr. Biegas, “a cidade tem uma tradição rural muito rica na gastronomia e modo de vida, que produz todo charme de estar no campo, essas e outras peculiaridades podem ser transformados em atrativos turísticos. Fomentar essa vocação incentivar os pequenos proprietários a estarem abrindo as portas para que pessoas possam conhecer e até participar das atividades faz parte do trabalho a ser realizado”, completou.

Outras propostas abordadas na discussão são os eventos, com grande repercussão estadual e nacional como as etapas de motocross que serão realizadas em breve e a cidade receberá muitos visitantes, fomentando o comercio, hotéis e pousadas.

Na oportunidade o chefe do Executivo Romeu Verdi, ratificou a importância da parceria com os órgãos ligados ao turismo. “Charqueada tem grande potencial no turismo rural e no mercado gastronômico. Quanto aos pedidos apresentados nesta reunião, temos uma agenda programada, com planejamento e sabemos onde queremos chegar. A prefeitura é parceira do turismo e vamos iniciar os estudos para colocar em práticas as ações apresentadas”, disse.

O vice-prefeito, Dr. Biegas, ressaltou o impacto que o desenvolvimento de atividades relacionadas ao turismo provoca na economia de uma região. “O turismo gera emprego e renda, além de ser uma atividade econômica prazerosa e com baixo impacto ambiental. O turismo é uma atividade que move a economia”, defendeu.

Comtur

O Comtur, formado por representantes do poder público e entidades civis organizadas, em um total de 18 membros, é um órgão colegiado, informativo, consultivo, normativo e deliberativo.

Ele destina-se a promover e orientar o turismo no município. Compete ao conselho formular políticas na área, propor diretrizes, oferecer subsídios e contribuir para formulação e implementação e do Plano Municipal de Turismo.

Também tem a missão de promover o turismo e propor à administração medidas de difusão e amparo em colaboração com órgãos e entidades oficiais especializadas.

Deixe um comentário abaixo