PROERD formou turma com 500 alunos em São Pedro

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
PROERD formou turma com 500 alunos em São Pedro

PROERD formou turma com 500 alunos em São Pedro – Foto: José Marino

Nesta quinta-feira, dia 30, aconteceu no Estádio Municipal “Ferrucio Feltrim”, o “Sãopedrão”, a formatura de 2017 do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), programa de educação preventiva ao uso de drogas que tem como principal objetivo evitar que criança e adolescentes iniciem o uso de entorpecentes.

O evento reuniu 500 alunos de diversas unidades escolares do município e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de seus familiares.

Entre as autoridades presentes e que compuseram a mesa de honra: o vice-prefeito de São Pedro, Thiago Silva – representando o prefeito Helinho Zanatta; o presidente da Câmara Municipal, Antonio Benedito Ferraz de Toledo, Toninho da Sorveteria; o comandante da PM (Policia Militar) de São Pedro, Capitão Ricardo Bessa; Comandante do CPI-9, Coronel PM Lourival da Silva Júnior, representando a secretaria de Educação, o professor Luiz Fernando Rachur; o comandante do Tiro de Guerra, Sargento Edimar Roberto De Castro; e o instrutor do PROERD, PM Ribeiro. . Também estiveram presentes os vereadores Adilson de Jesus, Branco (SD), Gilberto Vieira (PDT); Luiz Gomes dos Altos, Melado (PSDB) e Carlos Eduardo de Oliveira, Du Sorocaba (PSB).

No curso, dado por um policial instrutor, no caso de São Pedro, o cabo Alexandre Ribeiro, os estudantes aprendem técnicas centradas na resistência à pressão e auxílio para dizerem não às drogas.

São 16 aulas, uma por semana, com estudantes do 5º ano, onde também são abordados temas como autoestima, controle de tensões, civilidade e técnicas de autocontrole de tensões civilidade.

Inspirado em um programa norte-americano criado após parceria do Departamento de Polícia de Los Angeles e Distrito Escolar daquela cidade, o DARE (Drug Abuse Resistance Education), guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados em tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilo de vida positivo.

O Proerd é aplicado nas escolas municipais em São Pedro desde 2001, através da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Policia Militar do Estado de São Paulo.

O comandante da PM, Ricardo Bessa, abrindo os trabalhos destacou a importância do momento.

O vice prefeito, Thiago Silvafez uso da palavra, elogiando o trabalho da Policia Militar através do PROERD que acontece desde 2011, em São Pedro. “Quero agradecer a todos os colaboradores, representantes, policiais, vereadores, professores, pais de alunos e ao Coronel Lourival que veio prestigiar esse evento tão importante que a Polícia Militar do Estado de São Paulo realiza para as crianças e jovens da nossa cidade. Parabenizo também o policial militar reformado e vereador Dú Sorocaba, que no ano de 2001, trouxe para o município de São Pedro, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Parabéns em nome da Prefeitura de São Pedro e do prefeito Helinho Zanatta, o qual vem realizando um trabalho belíssimo para o desenvolvimento do nosso município”.

O Comandante do CPI-9, Coronel PM Lourival da Silva Júnior falou aos presentes sobre a importância de educar bem os jovens para que estes sejam cidadãos de bem no futuro. “Cumprimento todos os convidados, representantes das pastas, educadores, aos policiais militares e aos responsáveis pelos alunos por estarem participando dessa fase tão significativa da vida dessas crianças. Aos policiais militares, que fazem parte desse projeto social fundamental e que sinaliza o futuro da nossa nação. É de suma importante para nós, direcionarmos o bom caminho para todos eles. Encerro minhas palavras com uma frase bem simples: “Educai as crianças e não será preciso punir os homens” e é exatamente o que buscamos ao realizarmos o PROERD”, finalizou o comandante da PM na região.

Deixe um comentário abaixo