“Projeto Desporto de Base” (PDB) revela atletas e forma cidadãos

Publicado em Por Hosana Cortenove

Voltado para o trabalho de formação esportiva e treinamento de crianças e adolescentes na faixa etária dos 7 aos 17 anos, o PDB (Projeto Desporto de Base), desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), revelou dezenas de atletas nos dez anos. Muitos deles representam o município em diversas competições realizadas ao longo do ano, como Jogos Abertos e Regionais, e até ultrapassam fronteiras competindo em nível mundial.

O projeto conta com 94 núcleos e escolinhas esportivas distribuídas em 50 bairros abrangendo todas as regiões e bairros da cidade. Além disso, são realizados ao longo do ano festivais de integração entre os próprios núcleos e convidados, bem como competições esportivas (internas e externas). “Atualmente, o PDB conta com 25 modalidades esportivas, por meio de um trabalho desenvolvido com 28 professores de educação fisica da Selam”, ressaltou o professor Ronaldo Lucentini, coordenador do PDB.

De acordo com o gerente de projetos da Selam, Roger Carneiro, o PDB não revela só atletas, mas também cidadãos. “O trabalho desenvolvido pelo PDB visa não só a formação de futuros atletas que representam o município em diferentes modalidades e locais, mas também a formação de verdadeiros cidadãos do bem. É maravilhoso ver pessoas que saíram do projeto e que hoje são pais de família, que levam seus filhos para participarem do projeto”, afirmou.

“O PDB tem importância fundamental no universo esportivo, já que demonstra a preocupação do poder público com o desenvolvimento dos atletas desde o início de sua carreira. Uma vez que começam a treinar ainda criança, eles têm a oportunidade de se projetar, se tornando atletas de alto nível. Neste período tivemos diversos atletas que foram revelados e hoje brilham no cenário brasileiro e mundial”, ressalta o secretário municipal de Esportes e Saúde, Pedro Mello.

“Projeto Desporto de Base” (PDB) revela atletas e forma cidadãos

“Projeto Desporto de Base” (PDB) revela atletas e forma cidadãos – Foto: Divulgação

EXPORTAÇÃO – Sendo assim, o trabalho realizado nos últimos anos vem dando resultado e inúmeros atletas oriundos do PDB são revelados. Um dos exemplos é Mariana Costa, que em 2013 aos 21 anos, fez parte do elenco do Brasil que conquistou o titulo inédito do Mundial de Handebol feminino. A atleta iniciou na modalidade em 2005, aos 10 anos, na categoria infantil, até chegar à equipe adulta. “Disputei vários campeonatos por Piracicaba. Sempre fui coroada com boas colocações e as coisas aconteceram muito rapidamente para mim. Na Seleção, por exemplo, fui uma das mais novas do grupo”, ressaltou a atleta que atua no handebol da Dinamarca, uma das principais potências no esporte.

Romenigue Oliveira Santos iniciou no PDB aos 9 anos, participou de diversas competições, como Jogos Regionais, Abertos e Troféu Brasil. Atualmente, ocupa segunda colocação no ranking brasileiro máster, assim como Karen Daiana Mendes Amaro, terceira colocada no ranking brasileiro e que, em 2016, participou do campeonato mundial escolar na Turquia.

Outro exemplo é o voleibol feminino, onde 50% das atletas são de Piracicaba, oriundas dos projetos sociais. Atletas como Regiane Bidias, heptacampeão da Superliga pelo Rio de Janeiro e do Gran Prix de 2009 com a Seleção Brasileira, foi revelada pelo PDB.

Nas artes marciais, Piracicaba também vem revelando diversas atletas, como Aline Claudino, bicampeã paulista (2014 e 2016) e medalha de bronze no campeonato brasileiro de boxe em 2016; além do kickboxing, com Gustavo Piacentini (vice-campeão mundial) e Carol Bartier (campeã mundial em 2014).

“O projeto é de fundamental importância, já que a criança e o adolescente têm o direito de vivenciar a prática do esporte na modalidade de sua preferência, ocupar o tempo ocioso, integração ao lazer e socialização, disciplina, trabalhar a parte cognitiva, sair do risco de marginalização, entre outros”, disse a professora Maria José Ferreira, a Mazé, que trabalha no PDB desde seu início, com a modalidade de atletismo. “É muito gratificante ver os resultados e pontos positivos de um trabalho duro, mas ao mesmo tempo que nos enche de ânimo e coragem para seguirmos em frente. Muitas vezes encontro ex-alunos que me perguntam se lembro deles. É muito legal”, disse Mazé.

Atualmente, as modalidades oferecidas pelo PDB são atletismo, basquetebol, boxe, canoagem (rafting), capoeira, futebol de areia, futebol de campo (masculino e feminino), futebol de salão, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e voleibol.

As crianças e adolescentes interessados em participar das aulas gratuitas podem entrar em contato direto, por meio dos seus responsáveis, com a coordenação do PDB. Os telefones disponíveis são 3433-3825/3425-7475 e 3432-7456.

Deixe um comentário abaixo