Projeto Jovens Músicos faz parceria com a Associação de Cultura Artística de SP

Publicado em Por Hosana Cortenove

O Projeto Jovens Músicos firmou parceria com a Associação de Cultura Artística de São Paulo onde realizarão atividades pedagógicas para professores, alunos e músicos da Filarmônica de Piracicaba.

A atividade é realizada pelo Ministério da Cultura e AMPI (Associação Amigos da Música de Piracicaba), através da Lei Rouanet com patrocínios da Caterpillar Brasil, Supermercados Pague Menos, Bom Peixe, Oji Papéis Especiais e Amsted Maxion.

Na primeira ação desta parceria, o coordenador do projeto maestro Anderson Oliveira ao lado de professores e músicos da Filarmônica vão prestigiar o ensaio aberto da Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecília, da Itália, sob a regência de Antonio Pappano.

“Ouvi-los e acompanhar os bastidores de uma grande orquestra como a de Santa Cecília certamente contribui para o amadurecimento pessoal e profissional para cada um de nós”, declara o maestro Anderson Oliveira.

Entre os benefícios em participar de ensaios abertos, Oliveira destaca que essas atividades inspiram os músicos a estudarem mais, além de apurar o senso artístico, observar o funcionamento de uma orquestra de grande porte, cria laços e incentiva ao estudo dos instrumentos para os músicos e estudantes perseverarem na carreira musical.

De acordo com Anderson Oliveira, a maioria dos músicos entrará pela primeira vez na Sala São Paulo, considerada o templo da música clássica.

Até o fim do ano, o Projeto Jovens Músicos vai prestigiar ensaios da Orquestra Filarmônica de Hamburgo, Orquestra Tonhalle de Zurique e Orquestra Gulbenkian.

Fundada em 1908, a Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecília já teve dirigentes lendários como Arturo Toscanini, Georg Solti e Carlos Kleiber. Seu atual diretor artístico, Antonio Pappano ocupa também o posto de diretor musical do Convent Garden em Londres, além de atuar como convidado à frente das melhores orquestras do mundo.

Deixe um comentário abaixo