Projeto sobre mobilidade urbana é lançado no observatório Cidadão de Piracicaba

Publicado em Por Adelle Gebara

“Projeto sobre mobilidade urbana é lançado no observatório Cidadão de Piracicaba” – Foto: Internet

Hoje, a mobilidade urbana vai ser o tema do “Ocupe o Largo”, das 17h00 às 20h00, no Largo dos Pescadores, em Piracicaba.

O evento contará com debates e apresentações culturais e o Observatório Cidadão de Piracicaba, aproveitará a oportunidade para lançar o projeto que ocorrerá em outras 10 cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e João Pessoa, durante a Semana Nacional de Mobilidade Urbana.

O objetivo do programa é discutir políticas de deslocamentos dentro da cidade, que atendam a população com mobilidade reduzida, que privilegiem o transporte coletivo, que sejam mais saudáveis para os usuários e para o meio ambiente e que sejam construídas com a participação dos interessados e com  transparência.

O programa prevê três linhas de ações: 1) a capacitação da sociedade civil para a compreensão das políticas de mobilidade, do orçamento, com cursos a distância conectados as outras 10 cidades e oficinas presenciais; 2) geração de pesquisas e análises de indicadores sobre mobilidade, monitoramento das políticas locais e 3) incidência nas políticas de mobilidade dos municípios.

Cada uma das 10 cidades, terá um grupo de entidades para conduzir as propostas. Em Piracicaba serão o Observatório Cidadão de Piracicaba, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, as Promotoras Legais e Populares, a Associação de Moradores do Distrito de Tupi e o Observatório Social de Piracicaba (iniciativa ligada ao Observatório Social do Brasil).

O Observatório Cidadão é uma iniciativa conjunta da OAB-8ª Subseção de Piracicaba, Pira21, Florespi, Imaflora, Casvi, Pasca e UNESP. O Observatório tem como objetivo instrumentalizar a sociedade para melhor compreensão e participação nos processos decisórios locais e contribuir com o monitoramento, avaliação e aprimoramento das políticas públicas do município. Saiba mais em: www.observatoriopiracicaba.org.br.

1 Comment so far. Feel free to join this conversation.

  1. Daniel Ferraz de Campos 25/09/2017 at 05:06 - Reply

    Esperar para quê ! Tem coisas que acontece que me deixa perplexo, ignorar o óbvio é aceitar a critica e continuar calado, vai dizer depois que não sabia ( el-dani )

Deixe um comentário abaixo