Raiva: uma das doenças mais temidas pela humanidade

Publicado em Por Adelle Gebara

A raiva é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus, sendo sua evolução de forma rápida, gradativa e não possui profilaxia.

Esse vírus causa a doença somente se penetrar na pele por meio de machucados ou através da mordida de um animal infectado. Ao entrar em contato com o organismo, geralmente leva um determinado tempo de 15 dias a dois meses para começar a provocar sintomas no infectado e esse tempo pode ser chamado de período de incubação. O vírus possui tropismo pelo sistema nervoso e inicialmente ocorre pelo sistema nervoso periférico (extremidade do corpo) em direção ao sistema nervoso central (cérebro), fase conhecida como centrípeta. Quando o sistema nervoso é atingido, iniciam-se os sintomas e a chamada fase centrífuga, fazendo com que o vírus sofra replicação e migre novamente para a extremidade do organismo, atingindo principalmente as glândulas salivares.

Os principais sintomas em cães e gatos são as alterações de comportamento, busca por locais com baixa luminosidade, agressividade, dificuldade de deglutição, salivação intensa e convulsões. Já nos herbívoros a raiva é chamada de silenciosa, transmitida pelos morcegos hematófagos e os sintomas são a perda de apetite, inquietação, paralisia em membros posteriores ou gerais, dificuldade de deglutição, salivação e decúbito lateral com movimentos dos membros.

“Raiva: uma das doenças mais temidas pela humanidade” – Foto: Arquivo/Jornal

Esta infecção pode acometer os seres humanos e todos os animais mamíferos em geral, sendo assim, uma zoonose de grande importância em saúde pública devido a sua gravidade.

A solução para o controle dessa doença não está relacionado à morte em massa de morcegos, pois contribuem para manter um importante equilíbrio biológico na natureza e nem tão pouco o sacrifício de cães e gatos de forma preventiva. O único meio de prevenção dessa doença é através da vacinação antirrábica em animais e seres humanos, além de um trabalho de conscientização educacional junto à população.

Em caso de suspeita de raiva é importante não se aproximar do animal, muito menos tentar contê-lo ou até mesmo manusear morcegos em residências. É importante sempre procurar o Centro de Controle de Zoonoses e em caso de acidentes com mordidas, lavar o local com água corrente e sabão neutro e procurar imediatamente um hospital.

A agropecuária Ideal conta com os serviços do medico veterinário Breno Henrique Zani, que possui qualificação e pode orientar todos os clientes que tem ainda a sua disposição vacinas antirrábicas nacionais e importadas para cães e gatos e herbívoros em geral (equídeos, bovinos, ovinos e caprinos). As vacinas possuem um rigoroso controle de qualidade, e sempre com orientação médica veterinária.

Para mais informações, a agropecuária fica localizada na Rua Coronel Aristio de Andrade, número 562, bairro Centro ou entrar em contato através do número (19) 3481-3034.

Deixe um comentário abaixo