Roberto Morais apresenta projeto de lei que visa classificar Charqueada como Município de interesse Turístico

Publicado em Por Hosana Cortenove

Na quarta-feira da semana passada, dia 28, o Deputado Estadual Roberto Morais (PPS) apresentou na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o projeto de lei nº 552/2017 que visa classificar Charqueada como Município de interesse Turístico.

Morais destaca as inúmeras atrações turísticas que a cidade possui, como trilhas na serra, cachoeiras entre outros atrativos e sua localização entre Piracicaba e São Pedro.

“O Município de Charqueada esta localizado na área da Serra do Itaqueri, um conjunto de cuestas basálticas situadas na Depressão Periférica Paulista, com uma altitude média de 1100m, por isso é um local de onde se tem uma vista panorâmica das cidades vizinhas. A estrutura geológica da Serra do Itaqueri é diversificada, o que ocasiona a formação de grutas e cascatas, com nascentes de água potável e bicarbonatada, além de vegetação nativa preservada e presença de animais silvestres, atraindo para a área o turismo ecológico, turismo este já presente em Charqueada, estando, inclusive, em expansão. Dentre os atrativos já explorados no local, destacam-se as Trilhas do Cavalheiro, da Gruta de Itaqueri, da Casa de Pedra e do Cruzeiro do Facão, além das Cachoeiras da Lapinha, da Palmeira e do Fruk”, destacou o parlamentar que citou ainda diversos eventos tradicionais, como a Festa de São João do Córrego da Onça; o Encontro de Motos; Encenação da Paixão de Cristo; Carnaval; Encontro e Bandas Sinfônicas do Interior Paulista e Festa do Espetão.

Roberto Morais apresenta projeto de lei que visa classificar Charqueada como Município de interesse Turístico

Roberto Morais apresenta projeto de lei que visa classificar Charqueada como Município de interesse Turístico – Foto: Divulgação

Caso seja reconhecida como MIT (Município de Interesse Turístico), Charqueada poderá receber recursos do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), destinados aos municípios nessa condição.

Os recursos de cerca de R$ 500 mil podem ser destinados a melhoria da infraestrutura, por exemplo.

Dr. Biegas prefeito em exercício também acredita no potencial turístico do município.

“Como citou o nosso conterrâneo Deputado Roberto Morais, temos inúmeros atrativos turísticos que precisam ser melhor explorado, mas por falta de condições financeira ainda não conseguimos implantar a estrutura necessária para que isso aconteça”, explicou o prefeito que prosseguiu: “É preciso que o poder publico cumpra com sua parte, mas por outro lado é muito importante que os proprietários rurais também acreditem que possam ganhar dinheiro e gerar empregos explorando essa atividade que cresce em todo mundo, não polui e preserva a natureza”, completou.

Deixe um comentário abaixo