SAAE concluiu limpeza de caixa d’água no Viegas

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Nesta terça-feira, dia 30, funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras, concluíram a limpeza da caixa d’água de 600 mil litros, que fica junto às ETA I e II, no Viegas.

Com auxílio de uma escavadeira e um bobcat, foram retirados os escombros da cobertura que desabou na segunda quinzena de abril.

Daniel Gonçalves, superintendente do SAAE, explica melhor sobre a nova cobertura, que deverá ser instalada trinta dias após a assinatura do contrato.

“Logo após a queda a cobertura solicitamos um laudo técnico por uma equipe de engenharia, que apontou as alternativas que temos. Optamos pela cobertura com a telha termo acústica (sanduiche), por ter maior durabilidade, praticidade, menos peso e velocidade de aplicação do que a cobertura feita em laje. Logo em seguida iniciamos o processo licitatório para contratação da empresa que fará a obra. Enquanto a contratação não é efetivada em virtude de trâmites burocráticos, adiantamos, com nossa equipe, a limpeza do reservatório para que o serviço seja realizado o mais rápido possível”, detalha Daniel Gonçalves. A previsão de conclusão da instalação da nova cobertura é de 30 dias após a assinatura de contrato.

SAAE concluiu limpeza de caixa d’água no Viegas

SAAE concluiu limpeza de caixa d’água no Viegas – Foto: Divulgação

Em virtude do serviço executado, alguns bairros da cidade sentiram a falta d’água, especialmente os mais altos e próximos ao reservatório, como o Luiz Massud Coury e Vitório Cezarino (Sem Terra).

Para minimizar os transtornos, o SAAE realizou manobras hidráulicas para melhorar distribuição da água na cidade.

A caixa d’água foi construída junto com a primeira ETA de Rio das Pedras, no final dos anos 50, foi uma das primeiras construídas em Rio das Pedras, na região próxima a Fazenda Viegas. Desde então, poucas foram as manutenções feitas. A ferragem da laje que desabou estava enferrujada e comprometida. A primeira veio na gestão do prefeito Gramani (1959) e outra na administração Cezarino (1990).

Deixe um comentário abaixo