Santa Casa Saúde promove Curso de Gestante

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Estão abertas as inscrições para a próxima edição do Curso que o Santa Casa Saúde direciona gratuitamente a gestantes de Piracicaba e região interessadas em obter informações mais detalhadas sobre o processo gestacional, fase que pode vir acompanhada de medos, dúvidas e angústias.

O Curso começa na próxima terça-feira, dia 26 e prossegue até 30 de novembro, com um encontro semanal, sempre às quartas-feiras, das 18h30min às 20h30min, no salão de convenções do Hospital.

“Nossa proposta é transmitir conhecimento e orientar sobre práticas que podem ser adotadas durante o pré-natal, ampliando o nível de confiança da mulher”, esclarece a enfermeira obstetra Monick Gonçalves, coordenadora do Curso, direcionado também a familiares que possam acompanhar a gestante.

Ela revela, inclusive, que um dos aspectos mais relevantes do Curso é destacar a importância da participação do pai durante a gestação e após o nascimento, e que o vinculo com o bebê deve ter início quando ele ainda dentro do ventre da mãe, por meio conversas, musicoterapia e de carinho em forma de toque na barriga da gestante.

A enfermeira esclarece que, ao realizar o Curso, os participantes recebem informações seguras e concretas, com o esclarecimento de dúvidas por profissionais experientes que permitem e estimulam o compartilhamento de experiências e sentimentos com os demais casais, desmistificando muitos aspectos da gestação.

“O curso é ministrado por profissionais que, diariamente, vivenciam os cuidados e rotinas direcionados à mãe e ao bebê por meio de assistência especializada conduzida por enfermeira e médico obstetras, pediatra, psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga e fisioterapeuta”, informa.

Na programação, conteúdo voltado às mudanças físicas que a gestação promove na mulher; alterações emocionais que envolvem inclusive a família; desmistificação do medo e evolução do parto normal; e  orientações para o auto cuidado com o recém-nascido, a exemplo do banho, posição correta para a amamentação e cuidados com as mamas.

Programas do Santa Casa Saúde tem proporcionado bem estar à mãe e ao bebê.

A partir do momento em que o bebê começa a se desenvolver, um turbilhão de sentimentos toma conta da mulher. Alegria, medo, insegurança e ansiedade; tudo ao mesmo tempo e em alta dosagem. Essa instabilidade ocorre devido ao aumento acentuado dos hormônios, que ajudam a preparar o organismo feminino para o desenvolvimento da criança.

Saber lidar com essas transformações no corpo e na mente é uma árdua tarefa para a mãe; desafio incorporado também pelo Santa Casa Saúde que, por meio do Saúde Inteligente,  mantém programas voltados justamente à orientação e promoção da qualidade de vida e bem estar da mãe e do bebê.

Tudo começa com o pré-natal, realizado  por equipe multiprofissional completa, garantindo à gestante acompanhamento nutricional e psicológico, palestras, atividade física e hidroginástica mediante encaminhamento médico. O envolvimento da família também é estimulado pela equipe.

Outra iniciativa é a manutenção de grupo de gestantes com ações preparatórias para o parto normal. As atividades são coordenadas por fisioterapeuta  que direciona exercícios de alongamento e técnicas de respiração e relaxamento.

Após a alta hospitalar, o Saúde Inteligente mantém ainda visita domiciliar da enfermeira obstetra no puerpério com o objetivo de atender a mãe e o recém-nascido até o 15º dia após o parto para esclarecimento de dúvidas e orientação sobre as dificuldades que a mãe possa enfrentar no cuidado com o bebê e com o aleitamento materno.

Deixe um comentário abaixo