Santa Maria da Serra realiza Outubro Rosa e visa prevenir também o Câncer no Colo do Útero

Publicado em Por Hosana Cortenove

A Prefeitura de Santa Maria da Serra, através da Coordenadoria Municipal de Saúde também participa da campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo identificar e prevenir o Câncer de Mama que atinge mais de 20% das mulheres brasileiras.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Joana D’arc, Coordenadora Municipal da Saúde em Santa Maria da Serra, explica que no município as preocupações vão além do Câncer de Mama, mas também visa identificar e prevenir o Câncer no Colo do Útero.

As ações devem acontecer nos dias 22 e 29 deste mês de outubro das 16h00 às 20h30min no Centro de Saúde Amália Gotardo Manesco quando serão realizados exames de papanicolau a fim de prevenir o Câncer no Colo do Útero, além de pedidos de mamografia.

“Nesse ano estamos inovando e atentos com a identificação e prevenção do o Câncer no Colo do Útero, que é muitas vezes esquecido, no entanto atinge um numero muito grande de mulheres”, conta a responsável pela saúde do município.

“Hoje muita gente adere e faz campanha para prevenir o Câncer de Mama, porem não podemos esquecer que o Câncer no Colo do Útero, também atinge um numero muito grande de mulheres com idade acima dos 40 anos é preciso prevenir”, completou Joana D’arc.

Deixe um comentário abaixo