São Pedro fica em terceiro lugar no País em Excelência de Gestão Fiscal no indice FIRJAN

Publicado em Por Hosana Cortenove

Investimentos realizados na cidade foi um dos índices analisados pelo órgão

 

Nesta quinta-feira, dia 28, foi divulgado o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) de 2015, organizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e a cidade de São Pedro ganhou grande destaque na mídia nacional, ao ficar classificada em terceiro lugar em cidade “Excelência de Festão Fiscal”.

São Pedro ficou apenas atrás das cidades de Ortigueira, localizada no Paraná e São Gonçalo do Amarante, no Ceará.

A Globo News, através do jornal da tarde, fez uma matéria de mais de 14 minutos sobre o tema, destacando inclusive que 1.711 municípios, que corresponde a exatamente 36,50% estão em situação muito critica.

Além disso, jornais como o Estadão destacaram o avanço da cidade de São Pedro, mesmo em ano de crise econômica e que registrou queda de arrecadação, demonstrando o acerto do planejamento que vem sendo feito desde 2013 pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD), reconhecido regionalmente como um “grande gestor”.

A FIRJAN realiza o levantamento desde 2006 e nesse ano o índice atingiu o Pior nível, analisando a totalidade das prefeituras que foram estudadas.

Em 2015 o índice, que foi divulgado nesta semana, recuou 7,5% em relação a 2014, atingindo 0,4432 ponto, o menor nível desde 2006.

O IFGF varia de 0 e 1 (quanto mais perto de 1, melhor a situação fiscal do município) e sua série história começa em 2006.

Metade das cidades brasileiras fecharam o ano passado em gestão critica.

A entidade analisa ao todo cinco indicadores, sendo eles: receita própria; gasto com pessoal; investimentos, liquidez de caixa e custo da divida.

Deixe um comentário abaixo