São Pedro recebe visita de Senador Italiano Fausto Longo

Publicado em Por Hosana Cortenove

Nesta quarta-feira, a cidade de São Pedro, recebeu a visita do senador italiano, Fausto Longo, que foi recepcionado no salão do Casarão das Furnas pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD); vice-prefeito e secretário de Governo, Thiago Silva (SD); secretários, vereadores e famílias italianas.

Longo, que é brasileiro e há anos reside em Piracicaba, tomou posse em 2013 no mandato de Senador, cargo que deve exercer até 2018.

Longo exerce o mandato em uma das duas cadeiras a que o Parlamento Italiano oferece aos ítalo-descendentes da América do Sul no Senado italiano, os habitantes do continente com cidadania italiana têm direito a voto para escolher o ocupante do cargo, somente pessoas com cidadania italiana podem ser votados.  O senador pertence ao PSI (Partido Socialista Italiano).

O prefeito de São Pedro, Helinho Zanatta (PSD) destacou em sua fala a importância das famílias italianas para o progresso de São Pedro e região.

“Agradeço a presença de todos que representam aqui a maioria das famílias italianas de nossa cidade, que vieram para cá com suas dificuldades, que nossos avos e bisavós nos contavam e ajudaram no desenvolvimento de nossa cidade, região, estado e País”, falou o prefeito Helinho Zanatta, cuja família tem origem italiana.

“Agradecemos ao senador Fausto Longo pela sua presença em nossa cidade e tenho certeza que será bem acolhido pela nossa cidade. É uma honra recebê-lo aqui em nome de todos os nossos cidadãos sãopedrenses”, ressaltou o prefeito em sua fala.

Em seguida o senador italiano, Fausto Longo, fez uso da palavra e saudou as famílias presentes e autoridades.

“Agradeço a forma como tenho sido recebido aqui em São Pedro e a gente vê aqui um olhar especial de italianidade, que prova que somos na verdade um só povo. Nós somos 60 milhões de italianos na Itália, mas temos mais 80 milhões de italianos fora da Itália, sendo 140 milhões de almas espalhadas pelo planeta. Eu me sinto aqui um pouco em casa e é uma alegria prefeito estar aqui. A Itália permitiu que se elegessem senadores em regiões que tem uma grande colônia de italianos e eu tive o privilégio de ser o primeiro brasileiro a ocupar a cadeira”, destacou em parte de sua fala o senador, que contou ainda aos presentes sobre passagens de sua vida parlamentar, entre outros assuntos.

“Parabenizo cada um de vocês que carregam no seu coração a bandeira de seus antepassados que vieram para cá, para transformar essa região e nosso Estado. Para mim é uma alegria retornar agora como Senador da República Italiana a essa querida cidade, onde passei parte da minha infância”, destacou ele sobre a cidade.

Durante o evento o senador se encontrou com o presidente local do PSB (Partido Socialista Brasileiro), Francisco Duarte, que entregou carta onde destacou a honra de receber a visita do parlamentar que luta na defesa dos direitos democráticos e socialistas na América Latina e também no Brasil, acrescentando que esses valores e pessoas dessa natureza fazem falta ao cenário político brasileiro.

Posteriormente, Fausto Longo, proferiu palestra para convidados e membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social, abordando o desenvolvimento e planejamento.

Deixe um comentário abaixo