Secretaria da Saúde divulga programação da Campanha “Outubro Rosa”

Publicado em Por Diagramador

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O câncer de mama é um problema de saúde pública que acomete cerca de 20 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 600 mil casos novos são diagnosticados, 60% já estão em fase avançada, um terço são irreversíveis e é a segunda causa de morte, 190 mil/ano. Esse tipo de câncer ocorre principalmente em mulheres, mas os homens também podem ter desenvolver essa doença.

“Secretaria da Saúde divulga programação da Campanha “Outubro Rosa”” – Foto: Divulgação

Em Águas de São Pedro a campanha unirá o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Saúde com diversas ações de conscientização. Na quinta-feira, (19), haverá a Oficina de Horta Urbana para Mulheres. A programação será realizada às 10h00 na Plataforma Central. No dia 20, às 14h00, o ginecologista João Valcir Pratti fará uma palestra sobre Prevenção de Doenças da Mulher, no auditório do Spa Thermal. A Caminhada do Outubro Rosa será no dia 22, com saída às 8h00, do Parque Dr. Octavio de Moura Andrade. Após o percurso, haverá a “Ginástica na Praça”, com a educadora física Janaina Acácia Martins do Departamento de Esportes. A programação tem apoio da academia A+ Treinamento Personalizado e Solumedi que fará a doação de squeezes para quem comprar as camisetas desta edição do evento.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Piacentini, disse que será feita uma camiseta estampada em prol da Campanha “Outubro Rosa”. O valor antecipado é R$ 20 e no dia da caminhada sairá por R$ 25. A presidente destacou que Águas de São Pedro será um dos destaques na EPTV na cobertura da emissora sobre o evento.

Segundo o secretário de Saúde, João Victor Barboza, outra ação será deixar a cidade com uma iluminação cor de rosa: “Estamos entrando em contato com vários espaços, públicos e particulares, para que façam adesão à campanha”, falou.  Para o representante da pasta, o alerta para em prol da prevenção é a melhor alternativa, pois, para ele, a ação do Outubro Rosa é importantíssima para a saúde da mulher. É fundamental a realização do autoexame, visto que, ajuda a diagnosticar um possível câncer e assim, procurar por médicos especialistas e atualizar todos os anos os exames de check-ups.

Matéria: Adelle Gebara / Jornal O Regional

Deixe um comentário abaixo