Secretaria de Ação Social de Rio das Pedras fecha parceria com Sesi para oferecer cursos

Publicado em Por Hosana Cortenove

A Secretaria de Ação Social de Rio das Pedras, que tem à frente Márcia Guio, firmou parceria com o Sesi Piracicaba para a realização de cursos gratuitos para a população. O benefício estará à disposição de crianças e adolescentes que são atendidos pelo “Espaço Amigo” e também àqueles que são beneficiários do “Bolsa Família”.

No Espaço Amigo atividades que tem por objetivo o fortalecimento do vínculo familiar, serão oferecidas. Márcia Gui explicou que “o programa Espaço Amigo existe desde 2002 e é destinado a crianças entre 6 e 15 anos que estudam na Escola Municipal Profª Immaculada Grecco Civolane e residem no bairro Nosso Teto. O objetivo do local é oferecer um ambiente saudável para que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou exclusão social frequentem no período em que não estão na escola. Junto ao Sesi, serão oferecidos cursos de artesanato, culinária, atividades esportivas e teatro. Os alunos farão exposição do material criado, oferecerão um almoço aos pais e responsáveis, assim como irão praticar esportes junto com seus responsáveis e irão encenar uma peça com o tema da integração familiar”.

Secretaria de Ação Social de Rio das Pedras fecha parceria com Sesi para oferecer cursos

Secretaria de Ação Social de Rio das Pedras fecha parceria com Sesi para oferecer cursos – Foto: Divulgação

A data para que as atividades comecem a acontecer está prevista para os meses de março até agosto, sendo que somados os meses, serão cerca de 160 horas de atividades.

No período da manhã, soma um total de 30 crianças de 6 a 10 que serão atendidas e no período da tarde outros 30 jovens que tem idade entre 11 e 15 anos ficarão no Espaço Amigo. As atividades, tanto matutinas quanto vespertinas, serão acompanhadas de perto por uma assistente e coordenadora, que trabalharão o reforço do vínculo familiar. Segundo a de Ação Social, as vagas do primeiro semestre já estão preenchidas. Já para o segundo semestre estarão abertas mais 60 vagas, o que significa atender 120 crianças até final de 2017.

“O Sesi irá disponibilizar profissionais para orientação física, nutricional e agente responsável social. Além disso, haverá material e todo o suporte técnico”, disse Kátia Regins Modesto, coordenadora de Qualidade de Vida do Sesi Piracicaba. Os recursos para desenvolver o projeto são da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social.

Para os beneficiários do Bolsa Família, a Secretaria de Ação Social e Sesi Piracicaba irão oferecer cursos de culinária e nutrição e de artesanato, cada um com 32 horas de duração, com duas turmas de 25 alunos cada. Além disso, os participantes irão aprender sobre administração financeira e atendimento ao cliente. As atividades ocorrerão na Central de Cursos.

As inscrições iniciais serão feitas por meio de busca ativa junto aos beneficiários do Bolsa Família que não têm nenhuma fonte de renda. “No início do trabalho os cursos oferecidos serão de interesse dos beneficiários de curta duração, depois iremos disponibilizar cursos mais longos. Todos serão voltados para a geração de renda de modo que melhorem as condições sociais e financeiras da população”, disse Michele Rovati Borges, agente de relações com o mercado, do Sesi.

Secretaria de Ação Social de Rio das Pedras fecha parceria com Sesi para oferecer cursos

Secretaria de Ação Social de Rio das Pedras fecha parceria com Sesi para oferecer cursos – Foto: Divulgação

Deixe um comentário abaixo