Secretaria de Saúde promoveu ações do Outubro Rosa

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Secretaria de Saúde promoveu ações do Outubro Rosa

Secretaria de Saúde promoveu ações do Outubro Rosa – Foto: Divulgação

Em alusão à Campanha Outubro Rosa realizada no mês de outubro, a Secretaria de Saúde de Brotas promoveu ações sobre prevenção ao câncer de mama. A campanha acontece anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade. Nas unidades de saúde do Patrimônio e Broa foram realizadas palestras sobre o tema, proferidas por enfermeiras da rede. Em todas as unidades foram agendados exames de mamografia, foram feitas 40 ultrassonografias de mama, atendendo demanda paralisada desde 2016.

Sinais e Sintomas do Câncer de Mama:

Os sinais e sintomas do câncer podem variar, e algumas mulheres que têm câncer podem não apresentar nenhum destes sinais e sintomas. De qualquer maneira, é recomendável que a mulher conheça suas mamas, e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico.
A melhor época do mês para que a mulher que ainda menstrua avalie as próprias mamas para procurar alterações é alguns dias após a menstruação, quando as mamas estão menos inchadas. Para as mulheres que já passaram a menopausa, este autoexame pode ser feito em qualquer época do mês.
Qualquer alteração que você venha a observar comunique imediatamente ao seu médico, mesmo que elas tenham aparecido pouco tempo depois da última mamografia que você realizou ou do exame clínico das mamas feito pelo profissional de saúde.
O câncer de mama pode apresentar vários sinais e sintomas, como:
Nódulo único endurecido ;Irritação ou abaulamento de uma parte da mama; Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo); Edema (inchaço) da pele; Eritema (vermelhidão) na pele; Inversão do mamilo; Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas; Sensação de nódulo aumentado na axila; Espessamento ou retração da pele ou do mamilo; Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos; Inchaço do braço; Dor na mama ou mamilo.

Vale a pena lembrar que na grande maioria dos casos, a vermelhidão, inchaço na pele e mesmo o aumento de tamanho dos gânglios axilares representam inflamação ou infecção (mastite, por exemplo), especialmente se acompanhados de dor.
Mas como existe uma forma rara de câncer de mama que se manifesta como inflamação, estes achados devem ser relatados ao médico da mesma maneira, e a mulher deve passar por um exame clínico, obrigatoriamente.
Apesar da importância do diagnóstico precoce para aumentar e melhorar as chances de cura de sobrevida para as mulheres com câncer de mama, muitos casos ainda são diagnosticados em estágio avançado ou metastático, quando o tumor já se espalhou para outros órgãos. Nesses casos, os sinais e sintomas, além dos descritos acima, podem variar de acordo com a área afetada pelo avanço do câncer. Quando em metástase, o câncer de mama em geral atinge os ossos, fígado, pulmões ou cérebro.

Deixe um comentário abaixo