Secretaria Estadual de Relações do Trabalho realiza curso de capacitação dos funcionários dos PATs de três regiões

Publicado em Por Hosana Cortenove

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Operações realizou nesta quinta-feira e sexta-feira, no Clube recreativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, o curso de capacitação dos funcionários dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) das regiões de Piracicaba, Campinas e Sorocaba.

Cerca de 200 servidores participam da capacitação. As palestras serão ministradas pelos supervisores da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert).

O curso tem como objetivo requalificar os funcionários, aproximar os municípios e conhecer as principais necessidades de cada posto, como também discutir ações para o crescimento do emprego no Estado e apresentar os resultados obtidos pelos PATs.

A abertura do evento contou com a participação do secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo José Luiz Ribeiro – presidente licenciado do Sindicato dos Metalurgicos de Piracicaba; do prefeito de Piracicaba Gabriel Ferrato; do coordenador de operações da Sert Helder Bovo; da diretora regional da Sert de Campinas Ana Paula Marques; do secretário da Semtre de Piracicaba Carlos Beltrame; do diretor regional da Sert Piracicaba Evandro Evangelista; do diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba Carlos Ribeiro; dentre outras autoridades municipais.

O  secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo José Luiz Ribeiro,  destacou a importância dos PATs (Posto de Atendimento ao Trabalhador)., principalmente no enfrentamento do desemprego.

“Uma das maiores dificuldades que o trabalhador enfrenta hoje é o desemprego e quem acolhe esses trabalhadores são os servidores dos PATs (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Por isso, é importante identificarmos as necessidades de cada região e de cada posto para atendermos cada vez melhor o trabalhador”, afirmou Zé Luiz.

De acordo com dados da Sert, neste ano mais de 50 mil pessoas conseguiram um emprego através dos Postos de Atendimento, como também mais de 100 mil carteiras de trabalho foram emitidas.

O prefeito de Piracicaba Gabriel Ferrato, destacou a importância de desenvolver um serviço público de qualidade, o que pode ser feito com qualificação dos servidores.

“Um dos maiores desafios que  enfrentamos é oferecer aos trabalhadores um serviço público com qualidade,  e para que isto ocorra é necessário servidores qualificados”, disse.

O curso abordou temas como carteira de trabalho, previdência social, capacitação de vagas, habitação ao seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, informação e efetivação de inscrições nos programas gerenciados pela SERT.

Para Thais Gutierres, colaborada de Iperó, região de Sorocaba, o treinamento da SERT foi “uma oportunidade de conhecimento para o melhor desenvolvimento do nosso trabalho”.

Deixe um comentário abaixo