Secretário de Turismo de Águas de São Pedro irá falar a especialistas brasileiros e britânicos sobre a experiência bem-sucedida do projeto Cidade Digital

Publicado em Por Hosana Cortenove

Fábio Pontes vai palestrar sobre Inovações Tecnológicas no Serviço Público

O secretário de Turismo de Águas de São Pedro, Fábio Pontes, viajará à Bahia, no dia 22 de março, para falar sobre as Inovações Tecnológicas implementadas na Estância Hidromineral. Desde 2014, Águas abriga o projeto-piloto Cidade Digital, com soluções nas áreas do Turismo, Saúde, Educação e Segurança Pública.

Pontes foi convidado a palestrar no seminário ‘PPPs (Parcerias Público-Privadas), Banda Larga e Inovações Tecnológicas aplicadas aos serviços públicos: experiências Britânica e Brasileira’. O evento reunirá especialistas brasileiros e britânicos no debate do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em banda larga.

O objetivo principal é aprimorar a prestação dos serviços públicos aos cidadãos e ao próprio governo, por meio do incremento dos níveis de desenvolvimento econômico e social.

A organização do evento cabe à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti-Ba), à Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), à LSE Enterprise, à FESPSP e à Rede PPP. O seminário conta com o apoio da Embaixada Britânica no Brasil e será na Desenbahia – Agência de Fomento do Estado da Bahia.

“Levarei o nome de Águas de São Pedro para ser divulgado tanto para o público nacional como o internacional. É uma oportunidade de trocar experiências e contribuir com o desenvolvimento de um segmento que é tendência mundial”, comentou Pontes.

Cidade Digital – Com pouco mais de 3 mil moradores, Águas de São Pedro é usada como protótipo de cidade 100% digital do país. O projeto está em curso desde janeiro e prevê 14 “serviços inteligentes” gratuitos. Parte das inovações já funciona e outra está em fase de reestruturação.

“As tecnologias que estão em uso são as câmeras de monitoramento, o aplicativo Civis, que ajuda principalmente no combate à dengue, o uso de device nas salas de aula e os dispositivos que reduzem o consumo de energia em locais públicos”, disse Pontes.

O Cidade Digital atualmente tem a empresa Tacira, especialista em “smart cityies”, como principal parceira da Prefeitura. O Civis é um app que integra uma plataforma de gestão criada pela Tacira. Ele permite o envio de fotos e informações – como possíveis focos de dengue, buracos de rua ou bueiros entupidos – ao sistema da Prefeitura.

“Em vez de chegar somente um e-mail, o Civis abre um protocolo ao morador e fornece o mapeamento geral da cidade, informando, por exemplo, a quantidade de problemas detectados em uma determinada rua”, disse Pontes, que é turismólogo e tem pós-graduação em Eventos e Gestão de Pessoas.

A Educação também será foco da palestra. O secretário irá destacar inovações como a “nuvem de livros”, uma biblioteca online que permite acesso a livros de vários segmentos, além da capacitação de professores e o uso de tablets e notebooks pelos alunos da rede municipal.

Outras experiências bem-sucedidas, como a informatização do sistema de Saúde o uso da “Iluminação Inteligente” em áreas públicas, também serão temas da explanação do secretário.

Deixe um comentário abaixo