Sema amplia mapeamento do Seg Rural

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

 

Sema amplia mapeamento do Seg Rural

Sema amplia mapeamento do Seg Rural – Foto: Guarda Civil

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), ampliará o mapeamento do Seg Rural, programa criado para oferecer segurança aos moradores e trabalhadores da área rural de Piracicaba, por meio de GPSs instalados nas viaturas do Patrulhamento Rural da Guarda Civil, que permitem localização imediata e agiliza o atendimento de ocorrências da GC e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O Seg Rural surgiu em 2015 com o aumento de ocorrências registradas nas áreas rurais e pela dificuldade na localização dos endereços de propriedades para o atendimento das chamadas de emergência nos perímetros mais distantes. Foi criado por meio da Sema, em parceria da Guarda Civil de Piracicaba, Samu, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Câmara de Vereadores de Piracicaba e Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Waldemar Gimenez, a Sema pretende atingir 100% do atendimento às famílias da zona rural. “A participação dos produtores rurais será necessária para que o cadastro amplie efetivamente, pois segurança é um dos itens mais importantes para tranquilizar, fixar e manter o homem no campo”, disse Gimenez.

Duas viaturas do GPR (Grupamento Rural da Guarda) foram equipadas com doação do Comder. Com a ampliação do cadastramento, a intenção é instalar GPSs em todas as viaturas do Patrulhamento Rural,  para agilizar a chegada de policiamento, com margem mínima de erro.

O subcomandante da GC, Ronaldo Milani, explicou que o atendimento chega em até 12 minutos, a partir do código informado na Central de Operações da GC. “Ao ligar no telefone 153, a pessoa cadastrada deve informar seu código e o GPR localizará o endereço”, disse. Ele também explicou que o serviço não é passível de trote, pois somente a partir do código informado é que a GM e o Samu farão o deslocamento até o local solicitado.

Cadastro – O cadastro no Seg Rural é voluntário e gratuito, porém indispensável para o atendimento. O produtor rural deve procurar a Sema, agendar atendimento e retirar seu código. Informações pelo telefone: (19) 3437-4000 ou pessoalmente na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.113.

Autor: Flavia Bianchini/Foto: Guarda Civil

Deixe um comentário abaixo