Semana da Melhor Idade foi sucesso absoluto em toda sua programação

Publicado em Por Hosana Cortenove

Coordenada pela equipe da Secretaria de Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social, por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), com apoio da Prefeitura de Ipeúna, a 7ª Semana da Melhor Idade, realizada de 27 de outubro a 05 de novembro foi sucesso de público e de atividades. “Foi um grande prazer a realização de mais uma edição da Semana, especialmente porque tivemos uma participação maciça do público alvo em todos os dias da programação”, afirmou Renata Abdalla Zani, coordenadora da ESF.

A Semana teve seis dias de intensa programação com palestras, tarde de convivência, confraternizações, baile, caminhada, ginástica e passeio. Na abertura, realizada no dia 27, no Centro Comunitário “Armando Zamboni”, os idosos foram recepcionados com um delicioso café da manhã e a palestra “A Audição e o Equilíbrio na Terceira Idade”, ministrada pelo fonoaudiólogo Carlos Alberto Burghi, da ESF.

Já na segunda-feira, 31, o Centro de Convivência do Idoso foi tomado pelos gritos e aplausos animados de dezenas de idosos, que divididos em três equipes participaram de dinâmicas e jogos preparados pela equipe do CRAS. Para a dona de casa Regina Marchesin, as atividades agradaram em cheio. “Estou achando tudo muito bom. Se o objetivo era proporcionar oportunidades de divertimento e comunhão, acertaram em cheio”.

Na terça-feira (1º), o professor-doutor José Luiz Riani Costa, do Departamento de Educação Física da Unesp, falou sobre “O Papel da população idosa na defesa de seus direitos”, no Plenário da Câmara. De uma forma bem humorada, o médico abordou temas como: saúde, qualidade de vida, políticas públicas, entre outros assuntos, destacando a importância da população idosa manter-se ativa e consciente de seus direitos. Riani também falou sobre o seu livro “O que vamos fazer depois do trabalho”, que traz diversos aspectos relacionados ao papel da atividade física no bem-estar na aposentadoria, da alimentação e nutrição, na perspectiva de um estilo de vida saudável.

Na manhã da quinta-feira (02), um aulão de ginástica, programado pelo CRAS e sob o comando do professor Raimundo Lessa, esquentou os presentes. Para completar foi servido, logo após a aula, um delicioso café regado de carinho e muitas coisas gostosas. Na sexta-feira, o Musical Nelo e Devanito animou o baile no Centro Comunitário durante toda à tarde. A dona de casa Holanda Felipe aprovou o baile. “Muito bom, está tudo ótimo”, afirmou. Já Eva Cardena diz que não perde o evento. “Participo todos os anos, vale a pena”.

No sábado, encerrando a programação, foi realizado o passeio ao município de Poços de Caldas, que teve a participação de 105 pessoas. “Quero agradecer em nome da Secretaria a todos que colaboraram com o evento, ao prefeito Ildebran Prata e ao vice José Antonio de Campos, ao secretário de Saúde Jordano Zanoni, à Unimed, nossa parceira de todos os anos, ao CRAS, às agentes comunitárias de saúde e, especialmente aos idosos, que fizeram dessa iniciativa uma experiência extremamente gratificante”, finaliza Renata.

Deixe um comentário abaixo