Semana Inclusiva inicia atividades com Goaball no ginásio do Sesc Piracicaba neste sábado

Publicado em Por Hosana Cortenove

As atividades celebram o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e integram a parceria do Sesc SP com a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência no desenvolvimento de ações que envolvem a temática sobre possibilidade e inclusão.
Atletas com deficiência visual do Centro de Pesquisa e Reabilitação Visual de Itapetininga apresentam neste sábado (3/12), a partir das 10h, a modalidade paralímpica Goaball no ginásio do Sesc Piracicaba. Formado por duas equipes com três atletas cada, todos exercem, ao mesmo tempo, as funções de defesa e ataque e orientam-se pelo guizo da bola que emite sons e direciona os atletas na quadra. A atividade inicia a programação da Semana Inclusiva 2016 no Sesc Piracicaba e celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que tem como marco discutir, ampliar e planejar um cotidiano com mais qualidade de vida e acesso aos direitos pelas pessoas com deficiência.
Ainda no sábado, em parceria com Espaço Pipa – síndrome de Down de Piracicaba acontece a Conexão Down a partir das 14h. Os alunos apresentarão ginástica rítmica, karatê e intervenções artísticas e de música que mostram os trabalhos desenvolvidos durante este ano. E na terça-feira de 6 de dezembro, as fisioterapeutas Daniela Garbellini e Adriana Paggiaro ministram um encontro para pais, profissionais e familiares trocarem ideia e experiência sobre pessoas com paralisia cerebral. O bate-papo será às 14h na Comedoria.
Para 2016, a Semana Inclusiva aborda os comportamentos e as atitudes inclusivas, destacando os diferentes aspectos de acessibilidade. O objetivo é ampliar o debate sobre o que é uma deficiência e suas necessidades, buscando romper barreiras que impedem a convivência com as pessoas com deficiência e sua participação efetiva na sociedade. As atividades começam seguem até o dia 9 de dezembro nas unidades da capital, interior e litoral e reúnem iniciativas que incentivam a cidadania compartilhada de pessoas com e sem deficiência, criando condições para sua inclusão em todos os aspectos – cultural, esportivo, educativo e no lazer.  A programação em cada unidade pode ser conferida nowww.sescsp.org.br.

Deixe um comentário abaixo