“Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho” será realizada este mês

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
“Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho” será realizada este mês'

“Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho” será realizada este mês’ – Foto: José Marino

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) realizará a 1ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), com diversas palestras nos dias 25 a 29 de setembro, no Museu Gustavo Teixeira, das 15h00 às 16h00.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e auxiliar o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). Além disso, incrementa as ações preventivas e consiste, fundamentalmente, em observar e expor as condições de riscos nos ambientes de trabalho; solicitar medidas para diminuir e extinguir os riscos existentes ou até mesmo neutraliza-los; debater os acidentes ocorridos, solicitando medidas que previnam acidentes parecidos e ainda, guiar os demais trabalhadores quanto à prevenção de futuros acidentes na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes). A comissão é regulamentada pela norma regulamentadora nº 05, aprovada pela Portaria nº 3214, de 08 de junho de 1978 e atualizada pela Portaria SIT nº 247, de 12 de julho de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O tema da SIPAT é: “Segurança é importante, sua participação é fundamental” e serão apresentadas cinco palestras das quais abordarão assuntos importantes para todos os representantes dos empregados e empregadores. A palestra de abertura, (25), será tratada por Nilson Marchezi e convidado e seu respectivo tema é “A importância e o papel da CIPA/SIPAT”. No dia 26, Leandro Sanches e Alexandre Ribeiro tratarão de “DST e Drogas”. A terceira palestra, (27), é sobre “Coleta – Reciclagem – Meio Ambiente” e será apresentada pelo palestrante Denis Storani – Ipê Ambiental. A quarta palestra, (28), aborda o tema sobre “Prevenção de Acidente Doméstico, Primeiros Socorros e Acidente no Lazer”, por Guarany Ribeiro Filho – Bombeiro e por último, (29), Laércio Zampieri falará sobre “Uso de E.P.I., Benefícios e Segurança do Trabalho e Segurança do Lar”.

O assessor da Prefeitura Municipal de São Pedro, Nilson Marchezi, falou com exclusividade para o Jornal “O Regional” sobre a importância da realização dessa primeira SIPAT: “No município ou na empresa que a SIPAT representa, ela é uma ferramenta de trabalho da CIPA, que é um grupo de pessoas que se reúnem mensalmente para tratar sobre assuntos de segurança do trabalho. A segurança do trabalho é muito ampla, envolve desde o dado momento em que o funcionário se locomove da sua casa até o trabalho, horário de almoço e o fim do expediente. Percebe-se que é um erro pensar que a segurança do trabalho é aplicada somente no período de trabalho. Pode acrescentar as mesmas condições também para o trabalho doméstico, por isso, a SIPAT vai abordar esses assuntos dos quais as pessoas ainda não possuem um determinado critério em suas vidas. Criamos temas a respeito da segurança do indivíduo principalmente dentro do seu ambiente de trabalho”, afirmou o Marchezi.

Laércio Zampieri, técnico de segurança do trabalho da Prefeitura Municipal de São Pedro também comentou sobre a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e explicou como funciona a CIPA: “A CIPA é uma comissão montada através de convocações de funcionários inscritos, em seguida, é feita uma eleição para titular e suplente”, explicou o técnico.

Por fim, o assessor Nilson Marchezi agradeceu aos apoiadores e convida todos os munícipes a participarem das palestras.

Para agendamentos, o telefone de contato é (19) 34819232.

1 Comment so far. Feel free to join this conversation.

  1. Iara - Conceito Zen 18/09/2017 at 15:39 - Reply

    Uma excelente SIPAT para vocês! Este é um dos eventos mais importantes para orientação e conscientização.

Deixe um comentário abaixo